Menu

20 de fevereiro de 2015

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos, Emma Trevayne


Autora: Emma Trevayne
Páginas: 312
Ano: 2014
Editora: Seguinte

SINOPSE: Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.
Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.
Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...

Eu gosto muito de steampunk e, embora tenha tido apenas duas experiência com o gênero, ambas foram leituras muito promissoras e que me fizeram criar uma afeição por esse universo. Aí vem a Editora Seguinte e além de trazer um steampunk, eles trazem um steampunk INFANTOJUVENIL. Quer mais motivo que esse para eu querer a história em cinco minutos na minha mesa? E foi assim que eu tive o prazer de ler um dos livros mais tchutchutchucucos desse ano até agora.

A obra vai contar a história de Jack Foster, um menino de 10 anos, filho de uma família de posses de uma Londres clássica, que estuda em um internato. Nas férias ele vai para casa e ele vive entediado, os pais nunca têm tempo para ele e isso faz com que ele fique muito sozinho. Até que um mágico, o sr. Havelock, que frequenta os jantares ofertados pela mãe do menino cria em Jack a esperança de muitas emoções. Seguindo o homem até o Big Ben e atravessando uma porta escondido de todos, Jack vai descobrir um universo totalmente diferente do que conhece. Ele acaba em Londinium, um lugar cheio de segredos, que vai trazer muitas aventuras, e também muitos desafios e perigos ao menino.

Com essa premissa, começamos a acompanhar uma narrativa deliciosa, rápida, envolvente, instigante, que me fez devorar a história por querer mais daquilo e não se contentar até saber de tudo o mais rápido possível. O fator mais positivo dos infantojuvenis é exatamente esse: além de terem um enredo mais dinâmico e despreocupado, a trama flui de uma forma tão impecável que o devoramento da obra é quase que inevitável. 

A escrita de Trevayne é totalmente apaixonante. Ela sabe como prender o leitor à trama e em nenhum momento a história perde o gás, a emoção, e isso só contribui para melhorar ainda mais a experiência da leitura. Outro ponto na escrita da autora que eu acho sensacional são os personagens: todos eles possuem uma papel fundamental na história e a forma como Emma os trabalha dentro do enredo deixa quem está lendo ainda mais fascinado com tudo aquilo. 

A cada página a obra vai amadurecendo e ficando cada vez melhor, o desenrolar vai criando um ar de tensão e a leitura passa a ser angustiante, você torce para que tudo acabe bem e ah, Trevayne, que mente a sua... como eu sofri. Ah, no meio da história há algumas imagens complementando as cenas em questão, que nem preciso falar que foi só amores por todas elas, né? Só fizeram minha paixão pelo livro crescer ainda mais. Ai, ai. <3

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é uma obra para ser lida por todos aqueles que possuem a alma de uma criança. Amei esta história de todo o meu coração e quero que o mundo se divirta com Jack tanto quanto eu. Queo conhecer mais trabalhos da autora, já virei fã.

A autora é tão fofa quanto esta história. Quando terminei de ler corri pro Twitter e disse a ela o quanto havia gostado da história. E ela respondeu! <3



2 comentários:

  1. Heey Gustavo. Beleza?

    Cara, que resenha bem escrita, parabéns!

    Esse livro vem se destacando na minha lista de "desejados" e agora com essa resenha ele já pulou para a lista de "prioridades". Comprarei o mais rápido possível e espero gostar tanto quanto você. Abraço!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gus!! Guri, acho que vou começar a ler esse livro tipo O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Eu não estava muito a fim de ler ele agora, embora estivesse louca para saber como era a história. E, clássico, toda vez que leio uma resenha sua, morro para conhecer a narrativa sobre a qual você fala tão maravilhosamente bem. Parabéns pelos 3 anos de blog! Muuuito sucesso pra você e que suas leituras sejam lindas! Beijo grande!

    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir