Menu

30 de dezembro de 2014

A Consultora Teen, Patrícia Barboza

Consultora Teen,

Sei que seu blog é para conselhos amorosos, mas eu gostaria de pedir sua ajuda também. Não que minha vida amorosa esteja estabilizada e eu não precise de uns toques, mas hoje quero conversar com você sobre outras coisas. Sobre livros juvenis.

Sempre fui fã de uma boa história e nunca tive preconceito com nenhum gênero (só não leio os mais hots e espíritas por não me interessar mesmo), mas parece que quando me veem lendo um livro mais infantil as pessoas me olham com cara de "esse aí ainda não cresceu". Estou cansado disso, sei que não posso ligar para os que os outros falam, mas me incomoda essa coisa de que quando a gente cresce precisa ler livros mais adultos. 

Apesar de ler esse gênero mesmo com os olhares de reprovação, os que sempre me ganham são os com histórias fantásticas, de aventura e terras encantadas. Essa semana terminei um juvenil do dia-a-dia, nacional, da querida Patrícia Barboza, a mesma autora da série As Mais. Nunca tinha lido nada da autora e decidi que estava mais que na hora de conhecer sua escrita. 

O clima do Rio de Janeiro na história logo me fisgou! Adoro o Rio e mesmo nunca tendo estado lá fisicamente, imagino como deve ser um lugar de muito agito e animação. A protagonista, Thaís, uma adolescente de 14 anos é uma personagem fácil de se apegar e você começa a torcer muito para que ela consiga tudo que quer. 

A narrativa da Pat é simplesmente deliciosa! Sério, me peguei rindo do que ela escrevia e a leitura fluiu de uma forma tão rápida que quando vi o livro já tinha acabado. Foi num estalo! É uma autora com um potencial incrível e ela sabe bem como escrever para esse público de adolescentes. Para falar um pouco mais difícil ela deu um jeito de inserir essa característica na própria personagem e foi uma saída fabulosa.

A internet, redes sociais e blogs estão muito presentes na trama de uma forma muito positiva, Pat usou e abusou da influência da internet na vida dos jovens e todas as sms's, e-mails e postagens no contexto da narrativa casam muito bem. 

O romance é bem juvenil, sem muita malícia ou coisas do tipo. Mas mesmo assim não deixa de ser "awn". O livro todo é assim, uma história muito divertida, que para muitos é bobinha, mas passa uma mensagem muito positiva e funciona muito bem para o público para qual é escrita. Adorei a escrita da Patrícia e com certeza lerei mais coisas que ela escrever, quem sabe algo mais adulto ou fantástico...

Enfim, é isso, queria a sua ajuda pra tentar me fazer ler esse tipo de livro sem medo e sem culpa, afinal boas histórias estão aí para serem lidas, não é mesmo?

Beijos e espero que você me responda!

Autora: Patrícia Barboza
Páginas: 200
Ano: 2014
Editora: Verus

SINOPSE: Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!


9 comentários:

  1. Oi Gus! Até hoje não li nenhum livro da Patrícia, mas gostei muito de seus comentários. Também sou apaixonada por um infanto-juvenil, uma escrita mais leve e divertida assim, mas o que você disse é a pura verdade: as pessoas vivem julgando nosso gosto literário mesmo quando elas sequer leem (vai entender!).
    Gosto de infanto-juvenis, chick-lit, drama, suspense e não curto fantasia. Já tentei ler vários livros assim, como HP, e não gostei. Acho que a temos que ter essa liberdade para ler o que quisermos, sem julgamentos, né. Coisa mais chata! :P
    Enfim, a dica já está mais que anotadinha aqui. <3

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  2. Sempre tento ler de tudo um pouco. Os únicos gêneros que não me agradam muito são as autobiografias/biografias e autoajuda. Sempre tento alternar minhas leituras em densas e leves, e isso passa por todos os gêneros possíveis. Ainda não li nada da Patrícia, mas também tenho vontade de conhecer sua escrita. Uma coisa que gostei de saber é que ela insere toda essa parte de internet e tecnologias, que estão muito presentes na vida dos adolescentes atuais. Enfim, se tiver oportunidade, vou dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da Patrícia e confesso que nem tinha ouvido falar dela..
    Acho que férias é um otimo periodo para ler livros assim.. São rapidos e fofos ainda!!
    Dica anotada!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gustavo!

    Eu ainda não conhecia a autora/obra, mas fiquei com muita vontade de ler o livro! Os comentários que você teceu em sua resenha me deixaram com uma expectativa elevada e bastante curiosidade. Espero poder ler o mais rápido possível :D

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mais uma resenha genial Gustavo!
    Faz tempo que eu n]ao leio um juvenil, não por vergonha mas por não ter mesmo, to nem aí pras pessoas olhando torto nesse sentido, sou eu que estou lendo pra minha diversão mesmo, azar o delas achar ruim.
    Esse livro parece ser bem legal, além de bem atual.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito adepta a livros juvenis e é o mesmo problema que você tem com livros hots e espíritas, apenas o fato de não me interessar. Já tive umas experiências anteriores com livros desse gênero e não funciona comigo :/ Mas o legal de A consultora teen é que é bem atual né? Influência da internet na vida dos jovens é algo bem válido de se explorar.

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse livro juvenil, eu leria, mas sem expectativas, o que muitas vezes eu não gosto! porém eu gosto de histórias que se passam em nosso país :) Tentarei dar uma chance !

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo! Te entendo perfeitamente com essa questão de livros juvenis só que no meu caso são sobrenaturais. *Amo* o gênero, mas sempre tem aquele que fala que o livro não é adequado pra minha idade e blá blá blá.
    Já conhecia esse livro e to super curiosa pra ler ainda mais pra conhecer a escrita da Patricia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo, outro dia vi a escritora Janaina Rico recomendando a leitura de Consultora Teen, falando quer era muito engraçado e tals.
    A Carina Rissi também recomendou a leitura, e eu já encomendei na Saraiva esperando chegar, imagina que será uma leitura leve e divertida pelo que vi na sinopse e no seu texto.

    ResponderExcluir