Menu

11 de novembro de 2014

Mentirosos, de E. Lockhart

Autora: E. Lockhart
Páginas: 272
Ano: 2014
Editora: Seguinte

SINOPSE: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. 
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Ao terminar de ler a última página deste livro tive duas reações: a primeira foi abraçar a obra e ninar o livro entre meus braços, meio depressivo, sem sentido de viver. Após esse choque que demorou alguns minutos a segunda coisa que fiz foi procurar as pessoas da minha lista de contatos do celular que eu sabia que já tinham tido a mesma experiência que eu em Mentirosos para poder desabafar e botar pra fora tudo aquilo que havia achado da narrativa. Depois de dois longos desabafos estava mais calmo e então pude raciocinar com mais clareza: E. Lockhart é uma das autoras mais brilhantes que já tive a oportunidade de conhecer.

Jamais uma simples leitura, uma experiência única. Rápida, direta e no ponto, a autora traça sua história escolhendo impecavelmente cada palavra, frase, capítulo e a junção de tudo isso se transforma em uma trama diferente, exclusiva, surpreendente, incomparável. Inacreditável. Mentirosos foi uma das experiências mais angustiantes que já acompanhei e pelo olhar de Cadence, a protagonista, a sensação era de estar em queda livre, esperando por algo mais que eu tinha noção que viria, só não imaginava que fosse ser tão... TÃO

Os personagens, diálogos e as cenas, todos extraordinários, enganam muito durante a experiência e eu passei a não confiar nem em mim mesmo enquanto lia. O modo como Lockhart usa artifícios para enganar o leitor na trama é incrível, ela te faz de marionete e você é levado a vários caminhos, sem saber o que esperar. E quando você finalmente chega em algum lugar, é chocante. No mínimo. 

E o final, ah, esse final. Revoltante. Agoniante. Paralisante. Majestoso. A obra terminou e levou todo meu ar. Eu não sabia o que fazer, como reagir, só tinha a noção que nunca havia tido essa experiência. Passei por vários finais arrebatadores, mas nunca como esse. É algo que vai além do que as minhas palavras podem descrever. É sublime, e essa é a palavra com mais intensidade que eu conheço. O fim faz a história ser completa. 

Se este livro fosse uma peça de teatro, ao término estaria com lágrimas nos olhos, aplaudindo de pé a experiência que eu acabara de presenciar. Sublime. 


13 comentários:

  1. Oi, Gus! O que eu faço com essa vontade de ler os livros que você resenha? hahaha Segunda opinião que leio sobre Mentirosos, e já quero <3 Também, só por ser recomendação do John Green, é garantido na minha lista, mas as suas palavras estão absolutamente impecáveis e a resenha, o que falar, uma obra de arte sobre uma obra de arte. Sei por experiência própria que não consigo largar livros que despertam a minha curiosidade assim, conforme entro na narrativa quero terminar o livro mas não quero sair da história e desejo voltar para o começo.

    beijos!
    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  2. De todas as resenhas que eu li, não vi uma apontando qualquer ponto negativo desse livro, ele simplesmente é perfeito, sem tirar nem por!
    Eu comecei a ler e por motivos maiores(vestibular) tive que parar, mas essa semana ainda vou voltar com essa leitura incrível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Yeaaah, um livro que eu quero ler no blog :) ASHUAHSAHSUHA
    Minha amiga ta louca pra ler esse livro, porque viu em um vlog americano que falou maravilhas do livro! E ela deixou muito curiosa !
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Todos falam que Mentirosos é mesmo incrível!
    Gostei do fato da autora nos enganar ao longo da trama, muito show mesmo.
    Tô com medo desse final agora! rsrsrs
    Ótima resenha! Abraços Gustavo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gustavo!

    Adorei sua resenha, moço! Desde o lançamento desse livro, estou com certa curiosidade. Espero poder adquirir logo meu exemplar e desfrutar dessa maravilhosa leitura! Quero muito conhecer a escrita da autora <3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Está todo mundo se surpreendendo com esse livro o que me deixa com mais vintade de ler ainda...

    ResponderExcluir
  7. Uau, sério que o livro é tão bom assim?
    Não gostei da capa, mas amei sua resenha e espero poder ler o livro! !

    ResponderExcluir
  8. Essa é a resenha mais apaixonada que eu li sobre esse livro. Li algumas positivas e outras negativas, mas nada que chegasse a esse patamar. Que bom que você adorou essa trama. Um livro com um final arrebatador já me agrada, e quando ele é perfeito desde a primeira página, não tem pra onde correr. Quero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Olha Gustavo, tive que rir desse começo, desculpa UAHSUHAHSU foi a resenha desse livro com mais sentimento que eu já vi. To louca pra ter e ler esse livro logo de tanto que todo mundo fala nele, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  10. ''e eu passei a não confiar nem em mim mesmo enquanto lia'' HAHAH Estou entrando em choque por não ter comprado esse livro na Black Friday, estava tão barato ): Depois de exaltar a E. Lockhart é impossível não ficar com muita vontade de ler Mentirosos. Tô louca para saber o final desse livro diante de adjetivos tão... TÃO.

    ResponderExcluir
  11. A princípio, não tinha dado muita atenção ao lançamento.
    Mas é impossível ficar alheia a um livro tão bem classificado!
    Vários comentários positivos me fazem querer conferir por mim mesma esta obra.

    ResponderExcluir
  12. Cada resenha que vejo desse livro fico com mais vontade de ler, espero apenas que esse verão meu não seja tão traumatico como pareceu ser o da Cadence
    http://nixeartisan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Comprei este livro na BF e não vejo a hora de ler.
    E esse sentimento de ninar eu já senti quando vi a capa metalizada. Linda!!
    Vou ler logo com certeza!!
    Adorei essa resenha apaixonada ♥

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir