Menu

28 de abril de 2014

Veneno, de Sarah Pinborough

Autora: Sarah Pinborough
Ano: 2013
Número de páginas: 224
Editora: Única

Veneno é o primeiro livro da Saga Encantadas, que conta com 3 volumes. Suas continuações, Feitiço e Poder, também já foram publicadas no Brasil pela Editora Única. Confiram a sinopse desta primeira obra: 

SINOPSE: Em um reino distante, um velho rei precisa se ausentar para uma batalha, deixando sua bela filha aos cuidados de sua esposa, uma mulher sexy e de extrema beleza que foi obrigada a casar-se muito cedo e que aprendeu a tirar os obstáculos de sua frente tão logo apareçam.Branca de Neve não queria que seu pai fosse para a batalha, ela já tinha problemas demais com sua madrasta. Ela não queria usar corpetes apertadíssimos e se portar como realeza, mas sim aproveitar a sua juventude e se divertir. Sozinha, na companhia apenas de seus estranhos amigos anões, ela sabe que haverá problemas.A rainha não teria problema nenhum com Branca de Neve, desde que ela se portasse como uma dama e não como uma selvagem. Aproveitando a ausência do Rei, ela ensinará algumas lições a enteada, entre outras coisas, ela quer mostrar quem manda ali. Mas Branca de Neve não é do tipo “pobre mocinha”. Aliás, Branca de Neve não é do tipo ‘mocinha’, ‘princesa’, ‘esposa’. E esta disputa de forças irá abalar todos no reino. Seja um caçador de passagem, um príncipe desajustado ou os anões à margem da sociedade: quem escolher um lado pagará um preço muito alto pela ousadia!




Sempre gostei de recriações de histórias que já conhecemos. Não digo só dos contos de fadas, como é o caso da obra desta resenha, mas sou fascinado por tramas ficcionais em algum momento da história mundial, ou ainda aquelas narrativas que misturam ficção e realidade e dão um novo sentido a algum evento já ocorrido no mundo. Me atrai essa coisa de um novo olhar, uma nova versão de uma história, e já me encantei com várias obras sobre isso, desde livros, séries e até pinturas. 

Quando me inteirei da trama de Veneno, a vontade de ler logo apareceu. A chamada Repense seus vilões cumpre muito bem seu papel e fisga o leitor para conhecer a a narrativa  que reconta, de forma muito ousada, o conto da Branca de Neve. Confesso que desde pequeno a história que eu sempre gostava de ouvir e assistir ao filme era da querida Snow White, então eu fiquei muito curioso com que Pinborough poderia ter feito na Saga Encantadas. E foi aí que me decepcionei. 

A narrativa da autora é intensa e flui de maneira bastante espontânea, é fácil se apegar à história e ficar curioso com o que acontece em seguida. A construção dos personagens também ajuda bastante no ritmo da leitura, ou é sempre que você vê a madrasta da Branca de Neve não ser tão má assim? Então, pelo início, a autora consegue atrair muito bem a atenção do leitor e o instiga a continuar, o que, claro, é ótimo dentro de qualquer história.

Até aí ok, a história é bastante ousada e tem um bom potencial no começo, porém o problema de Veneno se encontra no desenrolar de toda a trama e isso estende até o final. A história fica confusa durante o decorrer dos acontecimentos e os personagens se tornam bipolares, contraditórios, as cenas e os diálogos são forçados e aquilo não me convencia. Sarah Pinborough é uma autora com uma perspicácia muito grande em sua escrita, criando algumas sacadas inusitadas que fazem a diferença no contexto da obra, mas eu achei que ela se perdeu durante a narrativa e não soube como encaixar os eixos da história novamente.

A relação de Branca de Neve com sua madrasta é bem diferente da que estávamos acostumados a ver no original do conto. Aqui ambas possuem idades parecidas e a enteada não é a moça ingênua e boazinha do clássico, então existem conflitos e ciúmes entre elas. Há também bons diálogos entre as duas que dão um gás na narrativa e fazem a história andar. Sarah conseguiu construir muito bem as características dos personagens, e aqui podemos entender o porquê de cada pessoa ali ser daquela maneira, quais foram as causas e motivos que moldaram sua personalidade. 

Uma inovação da obra é a sedução, o lado mais caliente da trama, que é outro diferencial muito bacana da história, mas que também fica confuso em meio a esse enredo nebuloso, e embora seja uma parte bem escrita e dê uma apimentada na leitura, não é apresentada nos momentos certos e também não me convenceu. 

Quanto a edição da Editora Única, adorei a capa e os detalhes no interior do exemplar (como o da foto acima). As folhas são amareladas, a fonte é de um bom tamanho e a diagramação é simples. Além disso, junto a uma das orelhas do livro há um marcador destacável do próximo volume da série Encantadas, achei a ideia muito bacana!

Veneno é uma obra que tinha um potencial grande em seu começo, mas os rumos e o modo como a história foi conduzida prejudicou o enredo e, apesar da narrativa ter bons momentos, não consegui me afeiçoar totalmente à trama e aos personagens. Porém, a escrita da autora é viciante, rápida e tem muito a evoluir, então darei uma chance a Feitiço para apreciar o que mudou. Por ora, a história é boa, mas só. 


4 comentários:

  1. Eu estou muito empolgada pra ler, algumas resenhas falavam que era tipo Once Upon A Time, em questão que muda a história mas o plano de fundo é o mesmo, ouvi dizer também que é como na série, as histórias das princesas vão se misturar :B
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Só vejo elogios para o livro e amei saber da sua opinião, assim que chegar o livro aqui irei com menos sede ao pote
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    O livro não faz muito meu gênero mas ainda assim me chama atenção, pena que você não gostou, espero que goste mais do próximo.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu não gosto de adaptações de contos de fadas porque é um tipo de leitura que não me atrai. Mas tenho curiosidade nessa saga. Uma pena que a narrativa não tenha cumprido as expectativas e que a autora não tenha dominado tão bem a história.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir