Menu

2 de abril de 2014

SEMANA PASSARINHA - Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Texto por Daiane (No Universo da Literatura) e Gustavo (Jantando Livros)

Hoje, dia 2 de abril é considero o dia internacional de conscientização do autismo. O autismo afeta mais meninos do que meninas (cerca de três vezes mais). Ainda não se sabe a causa exata da síndrome, o que se percebe é que há um conjunto de fatores, mas nenhum foi considerado isolado como o causador. Diversos são os sintomas, como ter os sentidos (audição, visão, paladar, olfato, tato) mais sensíveis, movimentos repetitivos, se comunicar com gestos, não manter uma conversa social, problemas com o desenvolvimento da linguagem, repetir palavras ou frases que memorizou (ouviu alguém falando), é mais retraído, entre outros.

O importante é saber que há tratamento, e este deve ser direcionado para a cada necessidade específica da criança. Normalmente há um trabalho de uma junta médica, como terapia ocupacional, terapia comportamental, etc.  Hoje o tema é bastante discutido, e vemos que a mídia está fazendo uma abordagem maior, seja em programas de TV, como novelas, jornais, ou seja, o assunto tem chegado até as diferentes casas e pessoas.

Na literatura, um dos exemplos de livros que abordam o assunto é “Passarinha”, lançado pela Editora Valentina no ano passado. O livro nos conta a história que Caitlin, uma garotinha de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger, que acabou de sofrer uma perda muito grande em sua vida. Uma das características dessa síndrome é a dificuldade em expressar emoções, o enredo então apresenta a vida de Caitlin após essa perda, toda sua rotina, sua dificuldade em entender o que aconteceu e aceitar isso, seu convívio com o pai e o quão difícil é também para ele lidar com todo o sofrimento pelo qual estão passando e ser pai de uma criança especial nesse momento. A relação social da protagonista também é um dos pontos centrais da obra e sua convivência na escola com as demais crianças e com os professores é bastante destacada.

O livro é um soco no estômago de quem vive reclamando por coisas fúteis, banais, e não vêm que existem pessoas com dificuldades infinitamente maiores. A obra de Kathryn Erskine traz uma dura lição de vida, motivação e superação. Uma história que me emocionou do começo ao fim e entrou para a lista de melhores de 2013. Caitlin não apenas me fez refletir sobre a vida, mas me ajudou a me tornar mais humano, e essa é uma lição que não dá esquecer.


SINOPSE: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.



Confiram o booktrailer de Passarinha



Fonte: Minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário