Menu

30 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2013

Fala, galera! No ano passado, a @bmliterario deu a ideia no twitter de alguém fazer um post sobre tudo o que aconteceu de destaque na literatura em 2012. Eu curti a proposta e decidi fazer (confiram o post de 2012 aqui). Agora estamos no final de 2013 e mais uma vez achei uma boa ideia reunir em um post tudo o que bombou esse ano no meio literário. Vamos lá?

J.K. ROWLING E THE CUCKOO'S CALLING


Eu não podia começar esse post de outra maneira. Um dos maiores BOOMs da literatura em 2013 foi com certeza The Cuckoo's Calling, livro do pseudônimo Robert Galbraith. O livro foi lançado no primeiro semestre lá fora, mas causou um BOOM quando, em meados de julho, ninguém mais, ninguém menos que J.K. Rowling assumiu a autoria do romance policial. 
Eu, particularmente, fiquei em êxtase, pois adorei Morte Súbita, e saber que minha autora preferida escreveu um livro em um dos meus gêneros preferidos foi de explodir o cérebro! Já comprei (a edição capa dura da Rocco, capricharam), e será uma das minhas próximas leituras. 
Ah, falando em Rocco, a editora comprou os direitos da história no Brasil antes da revelação de Tia Jo. Que sorte!

O FINAL DE THE INFERNAL DEVICES


Cassandra Clare é uma autora que divide opiniões. Eu sou fascinado pelo mundo que ela criou. O burburinho esse ano ficou por conta do último livro da trilogia The Infernal Devices, ou As Peças Infernais, que conta a história do antes de Os Instrumentos Mortais, e se passa num universo steampunk, em uma Londres clássica. Ainda não li, mas pelos comentários, quem é fã deve estar munido de lenços. São tantas emoções...
Ponto pra Galera Record, que lançou o livro ainda esse ano no Brasil!
Fico imaginando ano que vem, que é o lançamento de City of Heavenly Fire, o último da série Os Instrumentos Mortais. Aguenta, coração!

O FENÔMENO JOHN GREEN


John Green caiu no gosto dos leitores. A Culpa é das Estrelas, lançado pela Intrínseca em Julho de 2012, foi aclamado por milhares de leitores, que se emocionaram com a história de Hazel e Gus (e como não? :')). A editora, então, não perdeu tempo e esse ano lançou mais dois títulos do autor: O Teorema Katherine e Cidades de Papel, ambos os dois entre os livros de ficção mais vendidos de 2013. 
A Culpa é das Estrelas, seu maior sucesso, vai ganhar uma adaptação nas telonas, e chega aos cinemas em 2014, confira o primeiro pôster do longa:


INFERNO


Essa notícia eu vi lá no site do Cabine Literária, e a fonte é do Publish News
Inferno, lançamento do mestre Dan Brown, é o livro de ficção mais vendido de 2013. Publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro, a obra vendeu 273 mil exemplares.
O livro já foi lido e resenhado aqui no blog, confiram o que achei da história nesse link.

BIENAL DO LIVRO RIO


O maior evento literário do Brasil aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de agosto a 08 de setembro, e contou com a presença de editoras, autores (nacionais e internacionais), profissionais do livro, blogueiros e muitos, muitos leitores. 660 mil pessoas passaram por lá nos 11 dias de Bienal. Os livros mais procurados foram os infantojuvenis, e isso é muito bom, mostra que a garotada está se interessando pela leitura e criando o hábito de ler. Isso é importantíssimo para o nosso país. 
Várias exposições, palestras e bate-papos marcaram o evento. Infelizmente eu não pude ir, mas farei o possível para estar na de São Paulo em 2014.

Público na Bienal do Livro Rio 2013

ADAPTAÇÕES


2013 foi um ano muito importante para as adaptações literárias. Os que geraram burburinhos na blogosfera foram Dezesseis Luas, da série Beautiful Creatures; Percy Jackson e o Mar de Monstros, segundo da série Percy Jackson e os Olimpianos; Cidade dos Ossos, primeiro de The Mortal Instruments e Em Chamas, sequência de Jogos Vorazes.
Não assisti nenhum deles (eu moro no interior e sempre lançam em tempos de aula </3), mas ouvi comentários muito bons a respeito de Cidade dos Ossos e Em Chamas.
Outras adaptações de grandes obras também causaram esse ano, como Os Miseráveis, O Grande Gatsby, Guerra Mundial Z, a nova versão de Carrie, a Estranha e A Hospedeira
2014 também terá grandes adaptações literárias nas telonas. A Menina que Roubava Livros, Cinquenta Tons de Cinza, Divergente, A Culpa é das Estrelas e A Esperança estão vindo aí!

NICHOLAS SPARKS NO BRASIL


Esse ano os fãs de Nicholas Sparks ficaram em polvorosa: a Editora Arqueiro confirmou a vinda dele ao Brasil em época de Bienal. E ele veio! Promovendo seu novo sucesso, Uma Longa Jornada, o autor passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em sessões de autógrafos e bate-papo com os leitores.
Tio Nich foi disputado, os fãs tiveram que chegar cedo para garantir o lugar nos eventos lotados do autor, mas, segundo eles, valeu a pena esperar. 

DESTRUA ESTE DIÁRIO


O livro do desapego chegou ao Brasil recentemente pela Editora Intrínseca e fez o maior alvoroço entre os leitores. Alguns são contra a ideia, outros já até compraram e começaram a destruição. Tem coragem? Em breve tem novidade a respeito desse livro aqui no blog!

NOBEL DE LITERATURA


A canadense Alice Munro foi a vencedora do Nobel de Literatura de 2013. Segundo o comitê de premiação, ela é "mestre da narrativa breve contemporânea". A autora nasceu em 1931, em Winghan, Canadá.
No Brasil, da autora já foram publicados Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento, pela Globo Livros; FugitivaO Amor de uma Boa Mulher e Felicidade Demais pela Companhia das Letras
A Globo Livros prometeu três obras inéditas da autora para 2014 aqui no Brasil. 

E assim chega ao fim a Retrospectiva Literária de 2013. Espero que tenham gostado, e vamos para mais um ano. VEM QUE VEM, 2014!


Um comentário:

  1. Muito bacana essa retrospectiva!
    Muitos filmes foram bacanas e teremos muita coisa ainda melhor esse ano.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir