Menu

13 de setembro de 2014

A Mulher Enjaulada, de Jussi Adler-Olsen

Ladies and gentlemen, com vocês, Mariana Mortari!

Oi, meu nome é Mariana e por convite do Gus, sou a nova colaboradora do Jantando Livros! Só pra vocês me conhecerem um pouco: sou formada em Jornalismo, paulista do interior, apaixonada por livros, metal, futebol e RPG, defensora incansável da literatura fantástica e blogueira surtada do Chá de Prosa (chadeprosa.com). Sou Corvinal e Targaryen de todo o coração, mas meus amigos me dizem que tem um pouco de mim na Sonserina e em Rochedo Casterly também. E minhas grandes paixões literárias do momento são Eric Draven, Lisbeth Salander e Jorg Ancrath.

Autor: Jussi Adler-Olsen
Páginas: 389
Ano: 2014
Editora: Record

SINOPSE: No auge de sua carreira política, a bela e reservada Merete Lynggaard simplesmente desaparece. As investigações que se seguem não rendem muitas informações à polícia, e o caso é arquivado. Anos depois, o detetive Carl Mørck é encarregado de descobrir o que, afinal, aconteceu a ela e, com seu assistente Assad, começa a perseguir is rastros desse mistério. 
Carl precisa vasculhar o passado de Merete, guardado a sete chaves, pois só assim pode descobrir a verdade.



A Mulher Enjaulada, primeiro livro da série “Departamento Q”, de Jussi Adler-Olsen, foi minha primeira leitura como colaboradora do Jantando Livros e confesso desde já que não esperava muito do livro no começo. Não sei se acontece com vocês também, mas eu tenho uma trava enorme para conhecer autores de tramas policiais. Só consigo relacionar isso ao fato de que eu gosto muito do gênero e tenho medo de ler algo sem recomendação e esbarrar em um enredo mal trabalhado e previsível. 

Quando o Gus me mostrou o catálogo de lançamentos da Record para que eu escolhesse o primeiro livro pra resenhar, me encantei de cara por essa capa, mas fiquei um pouco ressabiada com a sinopse, que não me instigou como deveria. Durante os primeiros capítulos, achei a leitura lenta. O autor dinamarquês Jussi Adler-Olsen se empolga em apresentar toda a estrutura de personagens da série logo no começo e acaba demorando para desenvolver a trama do livro, mas quando isso se resolve e a história começa a andar, a leitura flui maravilhosamente bem.

Fiquei muito interessada pela estruturação dos capítulos e espero que ela se repita nos próximos títulos da série. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o andamento da investigação no tempo real da trama, que se passa em 2007, temos diversos flashbacks que revelam pouco a pouco o que aconteceu com a desaparecida Merete Lynggaard (nunca vou me acostumar a escrever esse nome). Nas partes da Merete, principalmente, temos contato com uma característica do autor que eu acho muito interessante: ele não tem medo da crueldade dos próprios personagens e não reluta em chocar ou impressionar o leitor com ela. Essa é uma coisa que eu adoro em livros do gênero, então foi exatamente quando vi esse lado da trama que comecei a me interessar mais por ela.

Não vou dizer que a conclusão do caso foi totalmente imprevisível e maravilhosa, porque não foi. Me incomodei com algumas falhas do enredo e algumas atitudes que não se encaixam com a natureza dos personagens. Um exemplo disso que não compromete as surpresas da história é o fato de que o caso foi arquivado depois de uma sequência de falhas totalmente injustificáveis do departamento de polícia, o tipo de coisa que não acontece em tramas policiais e que o autor usou como justificativa para a trama toda, mas que fica um pouco indigesta para o leitor.

Uma coisa que foi me atraindo muito durante a leitura é a ambientação da história, que se passa na Dinamarca dos anos 2000 e apresenta uma série de pequenos detalhes - que inclusive poderiam passar em branco na trama -, mas que acabam chamando um pouco a atenção por retratarem uma realidade diferente da que estamos acostumados aqui no Brasil. E o autor também tem um tom bem ácido e carregado de críticas ao Governo e à política do país (interessante para quem acha que só o Brasil tem problemas com isso, por sinal).


A edição da Record é excelente para a leitura. Além da capa muito bonita, o livro é impresso em papel amarelado com bom tamanho da fonte e espaçamento, que facilitam a leitura e ajudam a não perder o foco. A única crítica que tenho à editora fica por conta da revisão que poderia ter sido muito melhor. A quantidade de erros no livro me deixou bastante frustrada em alguns momentos. Não chega a causar algum tipo de problema na leitura, mas gostei o suficiente do livro pra ficar bem chateada a cada erro de revisão que encontrava. Outro detalhe fica por conta da tradução, que foi feita em cima da versão em alemão. Acho super compreensível que não tenham feito uma tradução direto do original em dinamarquês, mas não consigo deixar de pensar que algumas características da narração tenham se perdido nessas duas traduções.

Enfim, gostei e recomendo a leitura a todos os fãs de romance policial. Acredito que a série estreou bem: com bons personagens, enredo bacana e uma narração muito bem estruturada. Não dá pra considerar como um dos melhores que já li do gênero, mas é uma leitura bastante prazerosa. Aguardando ansiosamente o próximo título do “Departamento Q”!
“Os seus olhos repugnantes vão saltar da sua cabeça. O seu sorriso ridículo vai se afogar em sangue. Os seus cabelos vão se decompor, e os seus pensamentos vão se transformar em pó. Os seus dentes vão apodrecer. Ninguém vai se lembrar de você por outra coisa se não por aquilo que você é: uma prostituta, uma cadela, um demônio, uma assassina. Morra dessa forma, Merete Lynggaard.” — página 359.

23 comentários:

  1. Oi mariana tudo bom?
    Parece ser um livro interessante. Como nao li nada ainda do genero, nao sei se leria mas quem sabe eu começo por esse ne..

    Bjs
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana! Bem vinda!!!
    Até curto o gênero policial, mas quase nunca leio porque também tenho esse medo de encontrar uma trama bem previsível e sem originalidade.
    Bem bacana a ambientação ser na Dinamarca, nunca li um livro com esse tipo. Amo quando os autores fazem críticas ao Governo do país, é muito bom!
    A capa tá mesmo muito bonita! Uma pena tantos erros de diagramação, o que odeio (quem não?)!
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ei Mariana,
    Gosto muito do estilo policial/investigativo. Já tinha ouvido falar desse, a capa chama bem atenção mesmo. Só fico pensando se é algo metaforico ou acaba se tornando algo real envolvendo o desaparecimento da personagem uhu!!
    Não curto tanto quando os livros desses estilo pegam mais o lado sanguinário, rsrs, esses eu num gosto desde que li O Segredo do Gênesis. Mas tem gente que ama. =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana, tudo bem?
    Eu amo livros de romance policial! É um dos meus gêneros preferidos!
    Ainda não conhecia esse, a capa é realmente linda e achei o titulo bem curioso! haha
    Talvez eu procure para ler!
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  5. Olá, seja bem-vinda!!
    Adoro gênero policial, toda a angustia e suspense me deixam animada.
    Já li sobre esse livro e me interessei bastante, só ainda não tive a oportunidade de ler.
    Mas quero muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro este genero literario, e ainda não conhecia este autor,
    mas pelo que li de sua resenha é um bom livro, uma pena o livro terminar da forma como termina..eu não gosto disso na vida real, e em livro não é diferente.
    A capa do livro é linda, bom saber que a folha é amarela acho que fica muito mais facil a leitura,
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana, seja bem vinda!
    Gostei bastante do que você contou do livro, adoro histórias policiais e quando o autor não se preocupa em mostrar a face desprezível dos personagens eu acho melhor ainda, fica muito mais interessante. A capa é bem chamativa, a sinopse realmente não nos anima muito, mas a sua resenha me deixou interessadíssima. Creio que cada livro da série seja uma história diferente (?). Achei errado essa coisa deles traduzirem da versão alemã, pode ser mais fácil mas não é a melhor opção. Cada língua tem suas caracteristicas. beijos

    ResponderExcluir
  8. Seja bem-vinda, Mariana!!!!!
    Eu também me amarro bastante em tramas policiais, e ao contrário de você, eu saio me jogando nas leituras sem nem saber direito quem é o autor, ou se o livro é elogiado. Falando em relação a sinopse, realmente, ela não nos entrega nada. Até certo ponto é legal, pois não corremos o risco de uma bela propaganda enganosa, né?!?!
    Pelo que deu a entender, apesar de algumas falhas tanto no enredo, como na revisão, o livro continua sendo bom. Enfim, fiquei bem curioso pra dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Recentemente estava pedindo indicações de livros policiais a um amigo, sou apaixonado pelo gênero. É realmente ruim ler algum livro desse tipo sem indicações mas apesar de você ter dito que o começo é demorado fiquei bastante interessado pelo enredo. Achei a capa maravilhosa hahah já está na lista de desejados, preciso ler o quanto antes :-)

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonada por livros policiais, o q dificulta mto a minha vida na hora de gostar de livros deste tipo, já q já li tantos autores deste tipo q mts vezes me torno mais crítica do q deveria...
    Ainda pela sua pontuação mediana p este título fiquei interessada e pretendo lê-lo!
    A capa foi mto bem feita e está lindíssima!!
    Adorei!
    Vou lê-lo com certeza!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Bem vinda ao blog. Eu adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas pelo visto ele é bom, gosto muito de tramas policiais, esse mistério me atrai, a procura de pistas me encanta, irei procurar mais sobre o livro, para poder ler ele, pois ele tem tudo para me agradar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Bem vinda Mari :) - olha a intimidade da pessoa HAUSHAUHSUAHU
    Então, esse realmente não é um gênero que eu conheça ou que goste, mas sua resenha ficou muito boa, mas, eu adorei essa capa *___* Achei ela super linda, e provavelmente quem goste do gênero ira adorar esse livro!

    ResponderExcluir
  13. Oiee.
    Amo romances policiais.
    Confesso que essa capa não me chamou tanto a atenção como a você, então eu não sabia o que esperar desse livro.
    Mas olha só que surpresa boa, e apesar de você ter citado alguns aspectos cansativos e desnecessários na narrativa, acho que dá pra relevar né?
    Fiquei com vontade de ler pelos pontos positivos que você mencionou, que são várias diga-se de passagem.
    Espero conseguir lê-lo em breve.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  14. Acho esse livro muito interessante, adoro o gênero, apesar de não ter lido tantos quanto gostaria .
    A única coisa que não me agrada nesse livro é a capa "/

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente, parabenizar o Gus e a Mariana pela parceria e desejar muito sucesso para ambos, assim como para o blog!
    A respeito do livro, estou curiosa para ler, parece um tema contemporâneo e uma leitura válida.

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia esse livro..confesso que não sou muito fã desse gênero,se salva alguns que leio..gostei bastante da capa mas a estória em si não me chamou muita atenção =S

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem? Amo romances policiais, mas tenho lido pouco recentemente e meu namorado quer ler um desse genero, vou recomendar esse livro pra ele, pois a capa é linda, a sua resenha me deixou com vontade de comprar esse livro e ler apesar dos "defeitos" que vc apontou, mas obrigada por isso!
    Camila Rosini
    mroosini@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Eu também tenho um pequeno receio em achar novos autores de trama policial, porque a chance de eu me decepcionar com o livro é muito grande. Já de cara confesso que não gostei da premissa do livro e a capa também não é lá aquelas coisas, o que influi na decisão na hora de comprar o livro, querendo ou não. Então, essa leitura eu passo :/

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei curiosa sobre esse enredo policial, mas como a nota foi um pouco baixa, ainda não me sinto segura para me arriscar nessa leitura. Vou procurar outras resenhas sobre esse livro, já que a sua é a primeira que vejo. Obrigada pela dica.
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi, Mari (espero que possa ser chamada assim?) Ah, eu te conheço, visito de vez em quando seu blog. Não conheço nenhum desses autores que você curte. Gosto de capas em que o título fica em destaque. Duas, também tenho esse problema com livros policiais, pois não é um dos gêneros que leio com frequência. Chama minha atenção o fato do autor não ter medo de ousar e mostrar o medo, crueldade dos seus personagens. O que me dá um receio é o fato de ser série, não tenho paciência para esperar o próximo, prefiro comprar depois de publicarem todos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oii Mari !
    Bem vinda :)
    Eu gosto de tramas policiais, e com essa não foi diferente ..
    Só não gostei da capa, e como ainda não li o livro não sei bem se ela tem algo a ver
    com o enredo !! Gosto de livros que me surpeendam, e como você disse, esse é exatamente esse tipo .. Amei a história, e sim fiquei morrendo de vontade de ler ! *-*
    Que venham mais resenhas pra me deixar assim, louca pelo livro, haha !
    Mil bjs :*

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Seja bem vinda! Parabéns pela resenha, está linda! Amei a capa e a premissa, amo suspense, e como esse envolve um pouco de política, me interessa também! Que bom que o autor não tem medo de ser cruel! Kkkk Gosto disso! Espero poder ler!
    Beijos

    ResponderExcluir