Menu

29 de setembro de 2014

A Abominação, de Jonathan Holt

Autor: Jonathan Holt
Páginas: 378
Ano: 2014
Editora: Record

SINOPSE: Quando o corpo de uma mulher vestida em trajes sacerdotais é encontrado em Veneza, a capitã Kat Tapo é designada para o caso. Avançando na investigação, ela esbarra na pesquisa da segunda-tenente Holly Boland, sobre acontecimentos relativos a abusos cometidos na Guerra da Bósnia. Ao mesmo tempo, Daniele Barbo, dono do Carnivia — uma recriação virtual de Veneza —, é condenado por crimes na internet, mas desconfia da motivação da acusação. Os três buscam respostas, porém, ao verem suas suspeitas convergirem para o mesmo ponto, percebem estar envolvidos em algo muito maior.


Hoje em dia são raros os livros que me fazem lê-los só pela sinopse. Antigamente eram o principal para que a história me instigasse. Hoje eu tenho a blogosfera literária, então sempre quando me interesso por algum livro corro ler algumas resenhas pra ver se acharam essa Coca-Cola toda mesmo. Em A Abominação eu decidi que eu encararia apenas pela sinopse. Tanto porque era um lançamento quanto porque eu queria ser surpreendido pela história. E graças a Jonathan Holt, eu fui. 

A trama no começo apresenta três narrativas paralelas, narradas em terceira pessoa sob o ponto de vista do personagem em questão. Conhecemos então Kat Tapo, uma policial que está investigando a morte de uma mulher vestida em trajes sacerdotais; Holly Boland, oficial do exército que a pedido de uma civil começa a procurar documentos que podem revelar grandes segredos; e Daniele Barbo, um gênio dos computadores, criador do site Carnivia (uma espécie de realidade paralela que simula toda Veneza) e condenado por crimes virtuais. A princípio essas três pessoas parecem não ter nenhuma ligação, mas conforme a história vai se desenrolando e as informações vão surgindo a trama dos três começa a se cruzar e aí começa toda a diversão da obra.

A narrativa de Jonathan é um pouco densa, principalmente no começo. Em alguns momentos na trama eu notei que a leitura estava arrastada, não acontecia nada demais e eu senti falta de mais ação, isso acabava me deixando frustrado. Mas eu persisti e quando a história embalou a leitura fluiu muito bem e daí pro final foi um estalo (pra não dizer uma sentada porque é feio).

Todo o enredo de A Abominação é um pouco complexo, principalmente de se explicar em poucas linhas, mas Holt conseguiu transpor isso na história de maneira bárbara, ele insere as informações aos poucos, conforme vai sendo necessário à trama e quando você se dá conta já sabe de todo o rolo e só quer saber como tudo aquilo vai terminar. Achei muito inteligente a maneira como ele traçou todo a problemática da história e solucionou os embaraços da melhor maneira possível, deixando ganchos abertos para a continuação, já que esse é o primeiro livro de uma trilogia. 

Ah, já estava esquecendo de mencionar o quanto os personagens dessa história conseguem enganar o leitor durante a leitura. Uma dica que eu dou é: não confie em ninguém. Sério, ao mesmo tempo em que eu ficava com raiva do autor por fazer aquilo comigo o achava genial por pensar em tudo e esse tudo fazer sentido dentro da história. Outro ponto importante de se mencionar é o entrosamento dos personagens principais, que se torna um um show à parte na narrativa e cada um dentro de suas características conseguiram ganhar meu coração. Ó ♥

A edição da obra ficou muito bonita, o tom sombrio da capa tem tudo a ver com a história, além do exemplar possuir folhas amareladas, ter uma fonte de ótimo tamanho e a diagramação ser simples. Padrão Record, aprovado! 

O que eu posso dizer é que A Abominação foi uma das grandes surpresas desse ano e eu estou muito ansioso pelas continuações para saber o que acontece nessa trama tão fantástica. Ressalvando apenas as partes monótonas e arrastadas que já citei, a obra de Holt está entre os melhores suspenses do ano. Incrível!




19 comentários:

  1. Oba! Um livro que me interessou por ter um diferencial, coisa que eu estou sempre procurando. Afinal, estou um pouco saturada das mesmas historias, enredos, finais etc. Tem que ser muito bem resenhado pra me conquistar, e este foi o caso!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre esse livro mas até então não tinha me interessado por ele,já comecei a mudar de ideia..não sou mt fã desse gênero mas gostei bastante da sinopse e da resenha :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Se for pela sinopse ele parece muito interessante mesmo. Estou precisando ler um livro que eu me surpreenda a cada instante, por enquanto minhas leituras estão muito previsíveis.
    Adorei a capa, achei que combinou bem e páginas amareladas são puro amor. É uma pena que tenha algumas partes monótonas, mas deve ser algo suportável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Q delícia de livro! hahaa
    Adoooro qnd os personagens me enganam e me fazem ficar com mtaa raiva! hahaa
    Essa série é composta por qnts livros? Já foram todos lançados aqui no BR?
    A capa ficou mto linda msmo, com esse lado sombrio bacana do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, é uma trilogia e a Record só lançou o primeiro por enquanto! :-)

      Excluir
  5. Curiosa pra saber qual a ligação desses três personagens!
    Não gostei do fato da narrativa ficar arrastada até um ponto do livro, mas se depois fica bom tudo bem.
    Essa capa é mesmo sombria e linda!
    Ótima resenha! Abraços Gustavo!

    ResponderExcluir
  6. Uau eu ja queria ler o livro, mas eu confesso que quando vou comprar o livro fisico eu nunca leio a sinopse atras, so compro no escuro ou por que lembro de alguma resenha rsrs.
    Eu gosto de livros que me instiguem, que levem a um caminho e depois da em outra, assim o livro fica muito mais prazeroso de se ler,
    eu não fazia ideia que era serie, tomara que a editora não demore no lançamento dos proximos,
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido algumas resenhas positivas em relação a esse livro. Posso dizer que me amarro em livros desse gênero, e fiquei feliz em saber que o autor mandou bem nesse, pois o que tenho visto por aí ultimamente é que os autores estão perdendo a mão. Gosto dessas tramas em que não podemos confiar em ninguém. Enfim, esse livro já está na minha listinha de próximas aquisições.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    Nossa, eu preciso desse livro, sua resenha me ganhou, ou melhor, convenceu nessa frase: não confie em ninguém.
    Apesar é claro dos momentos em que o livro se torna arrastado eu quero passar por cima disso e encarar essa leitura, sinto que vou amar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que sou a única que não fique interessada pelo livro AHUSHAUHSUAHUH Acho que tudo começa pelo gênero pra mim. Além da capa e do nome do livro, e eu realmente não gostei de nenhum dos três, e a sinopse não me agradou muito também!
    Beijos Ju :*

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa capa, achei diferente! !

    Espero poder ler o livro, pois a sinopse já me conquistou e depois de ler sua resenha, a vontade só aumentou...

    ResponderExcluir
  11. ''pra não dizer uma sentada porque é feio'' Cara, você é muito engraçado! hahahah
    Eu amo livros com pegada investigativa e quando penso uma coisa sobre o personagem e no final vejo que ele é totalmente diferente do que eu imaginava. Com certeza sua resenha me ganhou e já adicionei à lista de desejados ((:

    ResponderExcluir
  12. A sinopse desse livro chama a atenção mesmo, a capa então nem se fala. Gostei muito do que você disse sobre a história, parece um mistérios, aliás, três mistérios muito bem elaborados. Sinto que foi um história muito inteligente e talvez por isso mesmo tenha sido arrastada em alguns pontos, valorizando o conteúdo e não somente a ação. Espero ler um dia.

    ResponderExcluir
  13. Oiii. Essa capa, a sua resenha, o sinopse e fora o meu amorzinho pelo livro que tem essa coisa de investigação me faz querer comprar esse livro e ler logo, mas é tanto livros que to querendo comprar, nem sei como fica HUAHUHAUAHU alias, adorei saber que existe personagens que enganam os leitores, eu amo muito isso, gosto de ser surpreendida. Enfim, espero que eu goste quando eu for ler :)
    Camila Rosini
    mroosini@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gus... Não leio muitos livros policiais, na verdade não leio quase nada. E essa capa chama bastante atenção. "Corro ler algumas resenhas pra ver se acharam essa Coca-Cola toda mesmo". Somos dois. Ih, eu sei não devia, mas deu um desânimo por saber que a trama demora a acontecer. Devo ficar preocupada? Ah, parece que não, vai que funciona para minha pessoa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu já li este livro e apesar de ter achado ele um pouco confuso no início, até que eu gostei. Mas eu não estou muito empolgada pela continuação. Antes de comprar o segundo livro eu vou esperar algumas resenhas.

    ResponderExcluir
  16. Oii Gustavo !
    Não conhecia o livro, mas gostei por ter esse enredo policial ..
    Parece que o livro esconde tantos segredos e fiquei extremamente curiosa, principalmente em relação a morte da mulher em trajes sacerdotais, gosto disso na história ! Provavelmente não encararia o livro só pela sinopse, mas a resenha me deixou encantada :)
    Bj, bj ;*

    ResponderExcluir
  17. Olá Gustavo, td bem?
    Não conhecia o livro ainda..
    E achei a sinopse super interessante.. So tenho medo de narrativa muito densa pois nao estou no clima para esse tipo de livro no momento.
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir