Menu

28 de agosto de 2014

A Extraordinária Viagem do Faquir que ficou preso em um armário Ikea (ufa!), de Romain Puértolas

Autor: Romain Puértolas
Páginas: 256
Ano: 2014
Editora: Record

SINOPSE: A figura de um faquir está associada à meditação, ao treinamento e à magia. Mas, no caso de Ajatashatru Ahvaka Singh, é mais provável que o público se depare com truques e trapaças. A última de suas artimanhas foi convencer sua aldeia a pagar por uma viagem a França para adquirir a Camadepregösa, um modelo de cama de pregos vendida pela Ikea. Só que ele não contava em ficar preso dentro de um dos armários da loja. Nem que o móvel seria despachado para outro país. Assim, o faquir e seu turbante partem para uma aventura, ainda que involuntária, pelo mundo, fazendo uma horda de inimigos, alguns amigos e aprontando muitas confusões pelo caminho.

Segundo o dicionário, faquir é o nome dado ao indivíduo que se exibe submetendo-se a suplícios e jejuns para dar provas de resistência a dores físicas e privações e neste romance nos deparamos com um pra lá de espertinho. Estamos falando de Ajatashatru Ahvaka (pronuncie Achata já a tua vaca), um faquir trambiqueiro que gosta de passar a lábia nas pessoas e ganhar algum dinheiro fácil sobre isso; seja entortando colheres, encantando cobras ou deitando sobre cama de pregos. 

Mas não pensem que essas características de Ajatashatru sejam um ponto negativo. Pelo contrário, o personagem é um prato cheio justamente por isso: ele é bem-humorado, bastante trapalhão e quando fica preso no armário se torna um tanto filosófico. Aquela velha história: a receita para dar certo é um pouco de cada coisa, na medida certa, nem demais, nem de menos.

As confusões que Ahvaka apronta são bastante inusitadas e um tanto engraçadas. O momento que ele pede ao taxista para o deixar na loja Ikea é quando todo o rolo se inicia. Entretanto, o nosso faquir aqui não é só desastrado como se imagina: ele é humano. Nessa aventura acontece um pouco de tudo: ele se apaixona, faz amigos (que nunca pensou que faria) e ainda mais: se transforma pessoal e mentalmente. É muito interessante observar a mudança que ocorre em um ser humano diante de algumas situações vividas.

Outra questão que o livro aborda é sobre as imigrações clandestinas. Romain Puértolas consegue transcrever a dura vida dos imigrantes ilegais, uma realidade nua e cruel, sem escrúpulos, forte e chocante. Muitos nem pensam em como essas pessoas se sentem ou a razão pelo qual fazem essas travessias ilegais, mas o autor consegue de uma forma muito realista e "sub-humana" mostrar isso; afinal, ler alguns trechos é como encarar de fato a realidade. Uma vida injusta que muitos julgam apenas como “sorte de alguns, azar de outros”, mas ninguém para e pensa em quem está envolvido nisso.  
“... até mesmo os clandestinos tinham honra. Desprovidos de seus bens, seus passaportes, suas identidades; aliás, talvez essa fosse enfim a última coisa que lhes restava. A honra. Por isso que eels partiam sozinhos, sem mulher nem filhos, para que nunca os vissem assim. Para que se recordassem deles grandes e fortes. Para sempre.” — página 77.
O autor é um mestre na narrativa e o livro foi um dos melhores que li no ano; Puértolas sabe como cutucar uma ferida aberta de uma forma bem humorada sem deixar de ser crítica. A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea fala sobre as imigrações ilegais e sobre a transformação do ser humano. Um livro bem humorado e crítico, que recomendo para todos. 



23 comentários:

  1. Eu gosto muito dessa abordagem inteligente, crítica, em meio ao bom humor.
    Mas confesso que não me identifiquei com a temática do livro, por isso não pretendo ler no momento.
    De qualquer forma, pode ser que um dia eu mude de ideia, afinal a realidade dos imigrantes ilegais é totalmente desconhecida por mim e pode valer a pena saber um pouco mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Logo que li esse título, já imaginei que diversão não iria faltar. A premissa e situações são bem inusitadas, e certeza de risadas são garantidas. Mas me surpreendi ao saber que tem essa parte mais séria. Realmente esse caso de imigrações ilegais são bem complicadas. Achei bem interessante o autor abordar isso, mas com bom humor. Enfim, se já estava com vontade de ler, agora estou mais ainda.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Achei muito engraçado como se pronuncia o nome do protagonista! Tenho certeza que vou gostar muito dele pelas suas características: bem-humorado, bastante trapalhão e filosófico. E mais ainda porque ele de certa forma amadurece.
    Muito bacana o autor tratar de imigrações ilegais na história.
    Amei a resenha! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vi "viagem" e "armário" e pensei em Nárnia HAUHSUAHSUHAUSHUA. Ri horrores com o pronunciamento(?) do no nome do protagonista. Infelizmente não é um livro que pretendo ler :/ Mas acho que quem for ler vai se divertir muito com o livro :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do título e gostei ainda mais de como se pronuncia o nome do faquir, hahaha! Parece ser um livro realmente divertido e empolgante por causa das aventuras que o protagonista vive. Ótima resenha.
    Beijo,
    Ayanna
    leitorespossessivos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ao ler o título, criei uma imagem totalmente diferente do livro e, confesso que não foi das melhores. Mas me surpreendi ao ver que é um livro um tanto cômico, devido as trapalhadas do faquir. Mas uma coisa que me deixou um pouco confusa, é que se ele estava preso dentro do armário, como ele se apaixonou/fez amigos? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais, tudo bem?
      Então, não vou soltar spoiler hahahahaha mas o livro não se passa somente dentro do armário, esta é uma parte do livro somente, até o faquir ser "despachado" para outro destino.. :)
      Eu também me surpreendi com o livro, e acabou sendo um dos melhores do ano. Obrigado por comentar ^^

      Excluir
  7. Sensacional ter lido essa resenha pois descobri um livro que sinto que vou gostar de ler! A primeira vista (e por pouco conhecimento), achei que não me interessaria, mas agora espero ter a oportunidade de ler a obra!

    ResponderExcluir
  8. Só pelo título já dá pra perceber que o livro é super engraçado >·<
    Gostei bastante da sua resenha, mostrou que o livro não tem só esse lado engraçado, mas que mostra coisas que realmente acontecem! !

    ResponderExcluir
  9. Só pelo titulo eu não iria ler...mas depois de ler a resenha e ver um "Q" de cômico ai já gostei..mais um pra incluir na minha listinha infinita!!

    http://instagram.com/annezinhaviana

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkk "achata já a tua vaca" kkkkk, muito perfeitoo
    se eu estive numa livraria e visse esse livro, não compraria, mas dps dessa resenha, cara, necessito desse livro, já li muitos livros tristes esse ano, quero um bastante animado, e esse promete, ameeei!

    ResponderExcluir
  11. Se eu não tivesse lido essa resenha, esse livro passaria despercebido por mim.
    Com um título bem estranho e uma capa não muito boa, esconde o que parece ser uma história bem legal.

    Abraço!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu sou péssima em lembrar livros com nomes grandes. Já tinha lido algumas resenhas e só lembrava do 'Faquir' que na verdade lembrava de 'faqueiro' e lembrava o fato da capa ser amarela. Mas não é um livro que me chamou a atenção, digo a sinopse.
    Mas pelo menos agora não o lembrarei mais como faqueiro e capa amarela, e sim como 'Achata já a tua vaca'. :)

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro muito interessante - tanto o título, quanto a capa e a sinopse - e acho muito inteligente essas críticas "maquiadas" que alguns autores conseguem fazer. Esse, sim, vai entrar para a minha lista de leitora. Assim que eu ler, volto aqui para comentar.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro mas demorei um ano pra decorar a probabilidade estatística do amor a primeira vista (é isso?), então, imagine esse.
    Só de ler o nome já cansei mas quero muuuito ler! Imigrações clandestinas é algo que me desperta muuuuita curiosidade, to louca por ele <3

    Jú Charan
    www.ganheiumlivro,blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Caraaaa! Eu não dava nada por esse livro, mas você me convenceu. Parece ser uma história divertidíssima e preciso conferir isso com meus próprios olhos! Com certeza vai para a minha lista do skoob. Á principio eu achava que era um livro bobinho, mas o enredo é bem original. Curti.
    =)

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Julgando pela capa nunca imaginaria que o livro trata de uma história sobre imigração de uma forma tão realista, ainda bem que existem as resenhas que podem mudar nossas opiniões, o personagem parece ser muito bem construído com o que você mesmo, tudo dosado na medida certa, agradando ao leitor e conseguindo passar a mensagem desejada, só tenho uma certeza, preciso conferir esse livro e me surpreender com a escrita e a história sobre o Faquir.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tem chamado atenção desde o lançamento por causa da capa! Ela é bem chamativa, a sinopse também é bem interessante, e parece ser um livro muito bom! Adoro livro com personagens bem humorados, eles deixam a narrativa empolgante, e você não se cansa. E mais um para a lista de "vou observar as promoções pra ver se ele está na lista".

    Italo.

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante de saber que trata sobre a imigração e amei a capa. Porém, pelas descriçoes na sua resenha, achei o Faquir e algumas outras coisas muito infantis. Nao tenho mais certeza do meu interesse em lê-lo :/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro ainda, não lembro de ter lido resenha ou visto foto de sua capa! adoro quando chego em um blog e me deparo com dicas de livros diferentes, assim podemos acrescentar algo novo na nossa lista de leitura. Se eu não tivesse passado por aqui, provavelmente não conheceria a história, que você classificou como excelente.

    Fiquei curiosa para conhecer o desenrolar do enredo e, principalmente, a narrativa do autor!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Quando vi a capa desse livro + título já fiquei curiosa pelo livro. Pela sua resenha acho q é o tipo de livro q voi gostar..

    Preciso comprar!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Antes de mais nada OBRIGADO !!!! A parte que você coloca em parenteses como deve ser a pronúncia do nome do protagonista foi o ponto alto do meu dia.. RIALTO, até pq não sabia nem para onde ia esse nome rs.
    Fico sempre impressionada como os autores conseguem abordar temas polêmicos ou mais adultos de uma maneira leve e engraçada através de seus personagens e ao que tudo indica Romain consegue fazer isso em seu livro..ao nos apresentar um personagem bem singular que ao mesmo tempo trás temas mais adultos para a leitura.

    ResponderExcluir
  22. Parece ótimo, sei lá me lembrou um pouco ao Guia do mochileiro pela pegada mais engraçada (Achata já a sua vaca?!hahhahahashgghsd) eu quero <3

    ResponderExcluir