Menu

3 de março de 2014

Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

Autora: Rainbow Rowell
Número de páginas: 328
Ano: 2014
Editora: Novo Século

Eleanor entra no ônibus e Park a vê. E aí você imagina a magia do amor à primeira vista acontecendo, as luzes, a música, os pássaros ao fundo e o brilho nos olhos dos dois. Mas não é o que acontece. E esse é um dos motivos que torna Eleanor & Park uma obra totalmente apaixonante e original. 

Ele tem 16 anos, é descendente de coreanos e adora música e quadrinhos. Ela é ruiva, se considera gorda e se veste de uma maneira bastante peculiar. Os dois se conhecem no dia em que Eleanor entra no ônibus que os leva para a escola e acaba sentando ao lado Park

Mesmo perto um do outro todos os dias, os dois relutam em não conversar entre si, mas aos poucos uma palavra é trocada e um gesto é realizado. Assim, eles dão início a uma amizade que se transforma em amor. Não perfeito, mas sim tal como ele é. 



Emocionante, envolvente, cômico, sincero, real, grandioso. Eu poderia listar dezenas de qualidades para o que foi a experiência de ter lido Eleanor & Park e ainda assim não chegaria a altura do que é este livro. Rainbow Rowell cria uma história que de início parece ter saído de um dos clássicos da Sessão da Tarde, mas com o decorrer dos acontecimentos você percebe o quanto é inédita e original.

Eleanor & Park é como o amor. Permita-me explicar: você não ama alguém por essa pessoa ser perfeita, mas sim pela sua falta de perfeição, seus defeitos e por tudo o que a pessoa representa para você. Com a obra de Rowell também foi assim, eu amei por toda a sua realidade e sua imperfeição nos acontecimentos. Foi isso que tornou o livro perfeito para mim. 

De um jeito leve, simples e inocente, a trama nos leva a refletir sobre o amor. Este por sua vez, se torna o protagonista da história. Não Eleanor, não Park, o amor é o centro, é o que move os personagens e dá o rumo para a narrativa. E posso garantir: o amor desses dois jovens é invejável pela sua grandiosidade. É puro, intenso, imperfeito. É um amor adolescente que não precisou ir além para ser grande. É na inocência, no frio na barriga de apenas segurar na mão um do outro que a história me ganhou. 

Rainbow fez o diferente, e mostrou que para isso não é preciso histórias fantásticas e cheias de ação. Não que essas não sejam interessantes, longe disso, mas ainda é possível encontrar uma relíquia em uma história simples, do dia-a-dia. Isso se dá entrega da autora à escrita, esse amor pelas palavras que é fundamental para tornar uma obra ainda mais significante.

Mas não pensem vocês que minha relação com a autora desta história foi só amores. Em alguns momentos, enquanto o meu estado emocional estava totalmente abalado, vulgo eu estava me controlando para ciscos não entrarem nos meus olhos *cof cof*, eu a odiei com todas as minhas forças e não pude acreditar em alguns rumos que a história tomou. Mas juro a vocês, depois que parei para refletir, dessa vez usando a razão, percebi que cada ação, cada movimento dos personagens só engrandece o quanto Eleanor & Park é fantástico. 

A Novo Século fez um bom trabalho no design e na diagramação da obra, há detalhes na parte interna da capa e como um todo o exemplar está muito bonito. O livro ainda possui folhas amareladas e a fonte é de um ótimo tamanho. Quanto a revisão, durante a leitura encontrei alguns erros bobos, que não atrapalham o andamento da história mas que precisam de mais cuidado em uma próxima tiragem. 

Muitos são os livros que nos ensinam algo, poucos são os nos transformam. Eleanor & Park me fez analisar um sentimento profundo de uma maneira real e sincera: o amor. Obrigado, Rainbow Rowell por esta preciosidade. :')




8 comentários:

  1. Acho que esse livro me conquistou pura e simplesmente pela capa. Ok, julgar pela capa é feio, mas é que sei lá... Sabe quando só de olhar a estética você já sabe que as chances de não gostar são mínimas? Pois é! E que resenha deliciosa foi essa? Há tempos não lia nada tão convincente e não sentia tanta vontade de ler um livro. São histórias simples que me ganham, histórias que tragam a tona sentimentos que acabaram sendo banalizados nos dias de hoje. E o amor é o maior exemplo disso. Já entrou para a minha lista de prioridades!

    ResponderExcluir
  2. AMEI!! É a primeira resenha que leio e já me convenceu.
    Gosto desses livros que jogam ciscos nos olhos sabe, rs.
    Vou esperar mais um pouco, se ele não vier pela editora, com certeza comprarei!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Linda a sua resenha!!!! Não vejo a hora do meu livrochegar ;)

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Li o livro na semana passada e não poderia concordar mais com a sua resenha. O amor dos personagens é, sem dúvidas, o ponto principal do livro e ele é tão sincero, tão inocente e tão intenso que não posso colocar em palavras as sensações que a leitura me proporcionou. O livro faz a gente se apaixonar, simples assim.

    Beijos,
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gustavo!
    Adorei a sua resenha!
    E já incluí este livro fofo na minha lista!!
    E me lembrou muito algo que li outro dia:
    "Às vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são". - Eu sou o Mensageiro (Markus Zusak)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra ler esse livro. A capa está incrível de linda e a temática... ai ai, tô na minha fase de querer chorar horrores com livros.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gustavo,
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito da resenha! Já adicionei ele na minha listinha de livros a serem lidos!!
    Realmente, a capa ficou bem legal, fugiu do padrão.. assim como livro parece fugir!

    Abraços

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não resisti e na primeira oportunidade compre ele. Amo essa capa. ♥
    Ai meu coração, tenho que me prepara para esse livro por isso não cai logo na leitura dele, mas será a próximo.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir