Menu

22 de março de 2014

A Quase Honrosa Liga de Piratas: O Tesouro da Encantadora, de Caroline Carlson

Autora: Caroline Carlson
Número de páginas: 400
Ano: 2014
Editora: Seguinte

O Tesouro da Encantadora é o primeiro livro da série A Quase Honrosa Liga de Piratas, e será lançado pela Editora Seguinte no dia 31 de março.

Hilary Westfield é uma garota da alta sociedade do reino de Augusta. Seu pai é um importante almirante da Marinha e seu destino é se tornar uma bela dama da alta classe do reino. Mas isso não é nem de longe o que ela quer. A menina sonha em se tornar uma pirata e se aventurar pelos sete mares em busca de aventuras e tesouros perdidos. Entretanto, os empecilhos que dificultam o projeto de Hilary são muitos, e o primeiro deles é que aa de Ligas de Piratas do reino não admite garotas entre o clube de malfeitores.

A protagonista se vê então a caminho da Escola de Aprimoramento da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, onde aprenderá a bordar, valsar, desmaiar elegantemente e muitas outras facetas de uma verdadeira lady. 

Ainda determinada a se tornar uma verdadeira pirata, Hilary vê em um cartaz no Mercado de Pemberton a oportunidade que ela sempre sonhou: um anúncio de um pirata autônomo a procura de membros para a sua tripulação. E é aí que ela se vê em sua tão sonhada aventura pelos mares de Augusta, em busca do tesouro mais cobiçado do reino: o tesouro da Encantadora


Ah, o poder dos infantojuvenis... que saudade dessas histórias tão despretensiosas, onde o vilão é engraçado e cenas tão simples têm um poder tão encantador.

Como a maioria dos leitores, durante toda a minha vida literária passei por várias fases de gêneros literários. Tive épocas de só ler policiais, outra que só queria ler chick-lits e, como não poderia deixar de ter, tive a época de só ler infantojuvenis. Eram sempre histórias divertidas, intensas e eu adorava me aventurar com toda aquela animação que esse tipo de obra proporciona. Quando conheci O Tesouro da Encantadora, me lembrei dessa fase da minha infância/pré-adolescência em que esse gênero predominava a minha estante e me bateu uma saudade desse tipo de história que eu senti a necessidade de ler, até como uma forma de eu avaliar se essas tramas ainda me conquistavam. Ah, se eu soubesse...

Bom é quando você cria expectativa com alguma história e ela cumpre tudo o que promete. Melhor ainda é quando você encara uma obra sem nenhuma pretensão e o enredo te fascina. Por ter ficado tanto tempo sem o contato dos infantojuvenis, não sabia qual seria a minha reação com esse tipo de livro, então eu relaxei e deixei a trama me levar para poder apreciar a leitura. Não deu outra, além de me apaixonar pela história, fiquei com vontade de ler mais aventuras do gênero. <3

O Tesouro da Encantadora é uma obra bastante característica dos infantojuvenis: a narrativa é extremamente dinâmica, rápida e agitada. A impressão que tive foi de haver uma energia oculta nas palavras da autora que transbordou das páginas e me contagiou ao ponto de me fazer devorar os capítulos para saber o que acontecia em seguida.

A obra se constrói em alguns pilares clichês, mas com o decorrer dos acontecimentos percebi uma inovação, um quê original no modo como a autora conduziu algumas cenas. A despretensão do enredo no início, por exemplo, vai desaparecendo e vai-se criando uma estrutura mais séria, com um objetivo certo, mas sem perder o humor e a leveza da narrativa. 

Sobre os personagens, achei-os bem caricatos, mas não foi difícil me afeiçoar a eles. As características de cada um faziam com que ficassem verdadeiros, reais. A protagonista com sua teimosia, a sua garra em conseguir o que almejava, mas ao mesmo tempo, com sua ingenuidade e imaturidade conseguiu me cativar logo de cara e passei a história inteira torcendo para que ela obtivesse êxito em suas aventuras.
Agora, a Gárgula de Hilary e a srta. Greyson ganharam definitivamente meu coração. A primeira me fez rir do começo ao fim da obra com seus devaneios e atrapalhadas. Já a segunda conquistou meu s2 por toda a sua sabedoria e a forma com que ela lidava com toda a aventura; é uma personagem muito importante para a trama e ver a sua transformação devido aos acontecimentos é simplesmente encantador. 

E como não mencionar todos os detalhes incríveis que o livro possui em seu interior? As cartas enviadas, os bilhetes trocados, os avisos, as matérias dos jornais, os anúncios, tudo isso é feito de forma muito minimalista e confere à leitura uma dinamicidade ainda maior. Além disso, cada começo de capítulo conta com um desenho referente a história. É muito amor...

Se você está em busca de um livro bom, divertido, cheio de ação e que te prenda à história, A Quase Honrosa Liga de Piratas: O Tesouro da Encantadora é a pedida ideal. Já quero o segundo!





Um comentário:

  1. Poxa, adorei a crítica e a dica. Eu estou na mesma situação do Gustavo. Meio que cansei de só ler auto ajudas ou livros sobre propaganda, daí voltei a ler os infanto juvenis e pra minha sorte comecei com o Como Treinar o seu Dragão. Busco livros na mesma pegada desde então, e assim cheguei a esse blog. Espero mais dicas do gênero.

    ResponderExcluir