Menu

18 de fevereiro de 2014

O Projeto Rosie, de Graeme Simsion

Autor: Graeme Simsion
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Record

O Projeto Rosie foi um livro muito comentado na blogosfera literária em meados de setembro do ano passado. Logo que conheci a premissa da história e fui lendo as resenhas nos blogs (a grande maioria, positivas) a obra me chamou atenção. O ápice do desejo de ler foi quando o Léo, do Um Leitor a Mais, me disse que tinha adorado e que eu precisava ler. Não deu outra, comprei, passei na frente de outros livros da pilha de leituras e mergulhei na história do metódico, porém muito engraçado, Don

Imagine se você tivesse um dia certo na semana para comer lagosta com salada de wasabi no jantar? Ou se tivesse uma hora exata em que você limpasse seu banheiro e um outro momento reservado apenas à pratica de lutas marciais? E se você cronometrasse todo o seu tempo para que ele não fosse desperdiçado com futilidades? Imaginou sua vida toda regida dessas neuras? Pois é, essa é a realidade de Don Tillman, um professor de genética completamente metódico e organizado, com cronogramas de suas atividades e várias outras manias estranhas, mas que para ele, e somente para ele, fazem sentido.

A vida de Don segue muito bem (dentro do que ele acha que é seguir bem a vida), exceto pela área amorosa. Ele não compreende as mulheres (e quem compreende?), e não houve pesquisa científica que desvendasse o porquê dele ainda não ter arranjado uma esposa. Para solucionar o problema, Don usa um artifício que é a sua cara: cria um questionário com várias perguntas sobre gostos e características que ele gosta, ou não, em uma mulher, e com isso vai selecionando possíveis candidatas ao cargo de Sua Esposa

E com essa base, dá-se início um romance sensível, envolvente e único, que entrou para minha lista de melhores livros de 2013 e que me fascinou com sua grandeza em ser simples. 

O Projeto Rosie é um livro que te proporciona várias sensações durante toda a trama, e isso se deve às atitudes de Don, um personagem complicado, mas muito marcante. A primeira impressão que se tem é que ele é um cara extremamente chato, amargo, infeliz, de mal com a vida e arrogante, e isso faz com quem peguemos um certo ódio de seu jeito. Mas como a história é narrada em primeira pessoa por ele, essa impressão vai se dissipando conforme vamos o conhecendo melhor. Você acaba entendendo os motivos pelos quais ele é assim e se afeiçoa ao personagem, torce para que tudo dê certo. 

Além disso, o protagonista tem uma grande dificuldade em interpretar certos diálogos, por exemplo: quando alguém usa de ironia ou algo do gênero, e isso garante boas risadas ao leitor durante a narrativa, pois o personagem conduz algumas situações de maneiras tão absurdas que acabam sendo hilárias, e ele descreve as cenas de modo tão sério, que é difícil não achar graça em suas trapalhadas. Algumas atitudes de Don chegam ser tão malucas que você pensa como que alguém, com essa idade e essa formação pode ser tapado a esse ponto? 

A chegada de Rosie dá um novo ar à narrativa é aí que as coisas começam a ganhar ares imprevisíveis e ainda mais engraçados. Ela é tudo o que Don não gosta em uma mulher: vegetariana, fumante e nunca chega no horário marcado, ou seja, a ruína para um bom relacionamento com o protagonista. Mas movido pelo desejo de ajudar Rosie com um problema pessoal, Don vai criar um projeto paralelo ao seu Projeto Esposa e se aventurar com sua nova amiga para descobrir o que ela tanto deseja. 

Se Don causa um choque inicial por seu jeito diferente, Rosie te conquista em sua primeira aparição na história, e não é exagero, eu adorei a forma como o autor traçou a personagem, todo o seu carisma e o modo com que ela consegue contagiar as pessoas ao redor com sua alegria, sua espontaneidade, seu sou assim, dane-se se você não gostar. Valorizo demais personagens com personalidade e essa é uma característica muito presente em Rosie

Graeme Simsion possui uma escrita leve, dinâmica, e conforme a trama vai se desenvolvendo, é notável a evolução dos personagens. Cada novo gesto, pelo mínimo que fosse, fez com que eu vibrasse, porque eu sabia, eu entendia melhor cada um e como tal atitude era um grande passo naquele momento. 

A Editora Record fez um trabalho incrível quanto a edição e design da obra. A capa é extremamente fofa, com vários elementos da história que dão um toque pessoal ao exemplar. Além disso, as folhas são amareladas, a diagramação é simples e a fonte é de um ótimo tamanho. 

Em meio a tantos romances no mercado, O Projeto Rosie se diferencia e nos apresenta uma trama inusitada, cômica e completamente apaixonante. Vá ler de uma vez!




5 comentários:

  1. Esse livro é bem lindo e nessas promoções eu quase cheguei a comprá-lo, mas troquei por Riley Blom da Alyson Noel. Agora estou com uma pontinha de arrependimento, haha Adorei a resenha, o livro parece realmente uma ótima pedida!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    Twitter

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler O Projeto rosie, mas comecei a pegar ódio do don no começo de sua resenha. Acho q nem precisava dizer o pq de ele não ter uma esposa, né? quem aguentaria viver com alguém que beira o cúmulo da organização??? Ainda bem q vc mostrou q ele tem um outro lado q pode nos envolver mais lá na frente. Ele me lembrou Sydney, de Laços de Sangue, ela tem essa mesma dificuldade de interpretar o q está nas entrelinhas do q as pessoas dizem.
    Acredito q só mesmo uma Rosie, o oposto del,e para consertar esse rapazinho.

    PArabéns pela resenha!!!

    Adriana Medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do seu "modelo" de resenha, tem uma visão bem ampla.
    Fugindo o assunto: Nossa!! Isso de misturar duas paixões é muito criativo! Cara, o nome e a URL do teu blog são simplesmente divos.

    Acervo de livros
    Própria Mente

    ResponderExcluir
  4. Oi Gus!
    Eu comprei este livro em fevereiro e pretendo lê-lo porque me parece bem divertido e leve.m E eu acho que vou me apaixonar pelo Dan, veremos, né?
    Parabéns pela resenha!
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o projeto Rosie achei a história bem divertida, como eu também adoro o Sheldon do seriado The Big Bang Theory, achei o Don bem parecido com ele. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir