Menu

14 de outubro de 2013

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, de Jennifer E. Smith

Número de páginas: 224
Editora: Galera Record

Hadley mora em Nova York e está de malas prontas para o casamento de seu pai com a madrasta em Londres. O que ela não imaginaria é que por 4 minutos perderia o voo e pior (ou melhor?), é que esses míseros minutos mudariam todos os seus planos.

Mesmo sem a menor vontade de ir para o tal casamento, Hadley compra uma nova passagem para o próximo voo e fica no aeroporto, aguardando. E numa pequena confusão por causa de suas malas, ela recebe a ajuda de Oliver, um rapaz prestativo, que carrega suas malas pra lá e pra cá.

No avião, os dois acabam sentando juntos e uma longa conversa começa ali.
É muito precipitado dizer que Hadley e Oliver se afeiçoaram nessa viagem? Bobagem? Não sei, mas talvez eles nos mostrem que o tempo e o amor são coisas muito relativas. Basta sentir, viver. 

Sempre tive uma queda por livros com histórias rápidas, daqueles que você pega e lê numa sentada. A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é assim, a narrativa contrapõe o título imenso e oferece ao leitor uma breve e divertidíssima história de amor.

Hoje encontramos muitos livros que procuram algo diferente em suas narrativas, algo que os diferem dos demais. Não é para menos: há muitas histórias por aí, o diferente se destaca. Tem que se destacar. Mas aí vem um livro como A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, com elementos simples, uma narrativa leve e se torna um sucesso entre os leitores. Como isso? Para mim, o simples pode muito bem dar uma história incrível, se for bem contado. E com absoluta certeza (pleonasmo feelings) Jennifer E. Smith conta uma história muito bem.

O que faz do livro um sucesso é exatamente essa simplicidade, esse ternura que história propõe. A escrita da autora é meiga, direta, ela detalha com rapidez, com precisão os acontecimentos, sem enrolação.

Outro ponto que torna o livro grandioso são os personagens. Hadley e Oliver conseguem impressionar o leitor. Cada impulso, cada ação não-pensada é sempre uma surpresa. A história toda acontece em cerca de 24 horas, então o próximo passo dos personagens é imprevisível. Eles acabaram de se conhecer, ora pois!

Em 224 páginas, Jennifer E. Smith soube como conduzir a história sem deixar o livro cair em nenhum momento. Aliás, monotonia é uma palavra que não combina nem um pouco com este livro. Não há parada na narrativa, é uma correria boa, que deixa o leitor com mais gás para descobrir onde aquilo tudo vai dar. 

A Galera Record sempre arrasa nos designs dos livros, e com A Probabilidade Estatística não é diferente. O livro está muito bonito, a capa é fofa (embora muita gente não tenha gostado), a diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte possui um bom tamanho.

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, além de mostrar (ou melhor, confirmar) que o amor não faz nenhum sentido, mostrou que não é preciso muito para se ter uma história divertida e apaixonante.
Com os elementos precisos, Jennifer E. Smith criou uma linda e rápida história de amor. Ai, ai... <3




6 comentários:

  1. To louca pra ler esse livro, sempre vejo as resenhas dele e me apaixono mais, quero quero *-*

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que vejo dividir muitas opiniões e por isso até hoje não me animei a ler.
    Que bom que vc gostou! A capa é linda mesmo. Eu tenho ele na minha lista de desejados, então, se um dia resolver... lerei rs.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gus, fico feliz que tenha gostado do livro. Infelizmente para mim foi uma grande decepção, só não posso negar que a capa é realmente fofa demais. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Por causa de todas as resenhas que li desse livro, eu só tenho um pensamento: ele deve ser fofinho! rs

    Vim conhecer o seu blog, gostei e estou seguindo!! :))

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super afim de ler. Só precisei ler a parte de ajudar a carregar malas até eles sentarem juntos lado a lado para saber que vou gostar desse livro :D

    Mas como pode algo acontecer em 24h? hehehe... ou é uma paixão avassaladora, ou vou ficar torcendo para que tenha outro livro :D

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com você, Gustavo! "A Probabilidade Estatística..." é mesmo um livro simples, mas que se destaca justamente por isso, e, claro, o ótimo desenvolvimento que a autora dá a narrativa. Quando fui lê-lo, inclusive, comecei e terminei praticamente em uma sentada só, variando apenas alguns minutinhos, porque eu simplesmente não consegui largar o livro. Foi um dos romances mais bonitos, em sua essência, que já vi em livros, e espero ter a oportunidade de ler mais livros da autora - espero, aliás, que a Galera considere essa opção =3 Mas, enfim, ótima resenha! <3
    Beijos...

    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir