Menu

8 de maio de 2013

Bela Maldade, de Rebecca James

Número de páginas: 304
Editora: Intrínseca

Eu li tantas resenhas positivas à respeito desse livro, que minhas expectativas estavam altíssimas, e talvez tenha sido esse o problema, fui com sede ao pote e me decepcionei.

O livro nos conta a história de Katherine, uma garota recém-chegada na cidade, e que esconde um passado sombrio, que não é revelado nem aos personagens, nem aos leitores. 

Ela volta para o colégio, e chamar a atenção é o que ela não quer, então ela fica na dela, tentando passar despercebida. Até que a popular Alice começa a conversar com ela, chamá-la para sair, e uma amizade começa a surgir ali. 

Mal sabia Katherine que Alice, além do lado amiga e boazinha, tem um lado sombrio e cruel, e quanto mais as duas se aproximavam, mais difícil seria sair daquela situação. 

Bela Maldade estava na minha estante desde dezembro do ano passado, aí esses dias eu queria algum livro rápido, e que eu tivesse lido críticas positivas, então, decidi lê-lo.

A narrativa do livro é em primeira pessoa, narrada pela Katherine, e eu gostei do modo como ela narra, sem ser maçante, de uma forma rápida e intensa, mas ela tinha algumas atitudes que me irritava um pouco. O mesmo acontece com a Alice, que tinha atitudes que me irritavam muito, mesmo ela sendo a vilã.

O livro é intercalado entre o presente e o passado, para que saibamos o que Katherine esconde, e no começo isso é um pouco confuso, pois não tem nenhum elemento no começo do capítulo que diferencie esses dois tempos.

Dois personagens que eu gostei muito na história (já disse que eu sempre gosto mais dos personagens secundários?) são o Robbie e a Philippa, Robbie por sua personalidade, o fato de ele ser o amigão, que sempre está disposto a perdoar, e Philippa por ser a única que logo de cara vê quem realmente é a Alice.

Fiquei bastante intrigado, e por vezes, com medo, de Alice. Ela consegue persuadir as pessoas, convencer de que era uma boa pessoa, e depois ser cruel, fria. Nunca tinha lido algo assim, um thriller psicológico, que usa como arma a pressão psicológica, a crueldade no uso das palavras, foi uma experiência nova.

Tudo acontece rápido demais no final, e achei que a autora se perdeu um pouco ali, o desfecho da história podia ser melhor trabalhado. 

A capa, diagramação e o acabamento estão impecáveis, o design do livro ficou realmente muito bonito.

Um livro misterioso, que te faz refletir sobre o comportamento das pessoas e o quão cruel alguém pode ser, Bela Maldade foi uma experiência nova para mim, mas que deixou à desejar.






8 comentários:

  1. Bem como eu já te disse esse livro me decepcionou. Eu na época em que comprei não vi uma única resenha que falava mal do livro. Investi nele e sinceramente me arrependi. Nunca terminei de lê-lo e nem sei se quero. =S

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Quero muito ler esse livro já não é de hoje, mais toda fez que vou comprar dá alguma coisa errada, a capa é perfeita :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Esse sempreeee é o problema! Quando lemos um livro com a expectativa nas alturas, 99% das vezes quebramos a cara. E mesmo sabendo disso eu particularmente nunca aprendo.. aff.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei da sua resenha, também já ouvi falar desse livro e tinha curiosidade em ler. Agora com a sua resenha fiquei mais curiosa ainda :D
    Aah, eu sei como é chato você ler um livro com uma certa expectativa e ele não a atender, aconteceu isso comigo quando li a saga Crepúsculo, o que eu ouvi de criticas positivas antes de ler, ai depois não achei que foi tudo aquilo que falavam, mas enfim.
    Gostei do blog. Sucessos!
    Beijos,
    Thaysa
    feelingsinlettersphotographs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo! :)
    Eu sempre tive MUITA vontade de ler esse livro por causa da capa, somente. HAHAHA Sério, o efeito que a editora botou no título é lindo demais. Queria comprar só pra ter aqui. <3
    Uma pena que a autora tenha se perdido no final, porque nossa, esse é um tema muito legal de se trabalhar. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gus!
    Gostei muito da sua resenha, ela me induziu a jamais, em hipótese alguma, comprar este livro - haha. O tema é bem abrangente, e a autora poderia ter utilizado inúmeros recursos para tornar a narrativa e o final, interessantes. Talvez, em futuro não muito próximo eu leia "Bela Maldade", mas seguindo a sua linha de raciocínio, eu não irei gostar!

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gus.
    eu tenho esse livro e concordo com vc a capa, diagramação é perfeita demais..eu adorei..
    Mais a história , NOSSA me deixou tão triste..o final tão triste... a Alice é uma mesquinha sem noção tinha sério problemas e meu eu odiei o final do livro me deu um aperto n coração. Mais a leitura é boa, só o final que não tem FINAL FELIZ =/

    ResponderExcluir
  8. Gus,

    Concordo com você sobre a capa é LINDAAA demais mesmo.. Mais não concordo com sua opinião eu realmente GOSTEI E ODIEI o livro, gostei da história de como era contada e odiei o final do livro foi de partir o coração tive imensas vontade de tacar o livro na parede sério e entrar no meio da história e gritar com os personagens tipo; POXAAA vcs ão tão vendo que isso vai acabar mal ?? E acabou né ?? só fiquei odiando o livro pelo final mesmo, queria meu final FELIZ =/

    ResponderExcluir