Menu

24 de janeiro de 2013

Divergente, de Veronica Roth

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

por Renata Aielo, colaboradora.


Imaginem um mundo futuro onde as pessoas são divididas em facções: os altruístas vão para a Abnegação; os que acreditam que a verdade é a melhor solução para todos os problemas vão para a Franqueza; os que acreditam que a inteligência pode mudar vidas vão para a Erudição; os mais amigáveis e cooperadores vão para a Amizade; e por fim, aqueles que acreditam em atitudes mais radicais e arriscadas para as situações vão para a Audácia. E é assim o mundo de Divergente.

Pra começar, se você gosta de Jogos Vorazes, pode ir correndo ler o livro que você vai amar. Ambos tratam do mesmo tema: mudar o governo, mudar o modo em que o mundo está e as pessoas são tratadas.

O livro começa nos mostrando o mundo da Abnegação, o mundo onde Beatrice Prior foi criada. Todos são obrigados a usar roupas cinzas e só podem se olhar no espelho uma vez por ano. Não é a toa que as pessoas de outras facções chamam os membros da Abnegação de "caretas". Chegando a uma certa idade, os adolescentes são obrigados a escolher em que facção querem ficar e isso está prestes a acontecer com Beatrice. Durante os testes de aptidão em que são realizados, um soro é injetado nos adolescentes pra que eles sejam testados psicologicamente e vejam em que facção eles se encaixam.

Durante o teste de Beatrice, um resultado não esperado aparece: Divergente, ou seja, ela tem aptidão para mais de uma facção. Ela logo é avisa que isso é perigoso, e os resultados dos seus testes são alterados

Chegada a hora de escolher sua nova facção, ela resolve deixar sua família e ir para uma nova facção, a Audácia. Membros da Audácia são conhecidos por usarem sempre pretos e pularem de trens em movimento na hora que chegam a escola. E isso é apenas um dos primeiros testes que Tris (uma nova facção, um novo nome) irá passar para finalmente se tornar um membro da Audácia. Caso ela falhe, ela ira se tornar uma Sem Facção, que é o pior destino para um humano daquele mundo.

Achei o livro ótimo! Você começa e um monte de dúvidas vão ficando, do tipo: "mas qual o problema de ser Divergente?" e "por que é perigoso ser isso, afinal?". Sem falar do Quatro, um instrutor de iniciação da Audácia que já vemos de cara que esconde um monte de segredos, inclusive sobre seu verdadeiro nome. E se acalmem, todos os mistérios vão sendo solucionados, assim como alguns novos vão surgindo.

Veronica Roth conseguiu criar um best seller que conseguiu mexer comigo. Sabe quando você fica tanto no universo de um livro que é quase impossível começar um novo? Então, foi exatamente assim. 

A forma como ela escreve também é leve, o que consegue prender a atenção de quem está lendo, sem deixar no tédio e lacunas. 

Enfim, essa é a minha dica de hoje pra vocês! Espero que deem uma chance a Tris, porque aposto que ela não vai te decepcionar


3 comentários:

  1. São raríssimas as resenhas que expressam opiniões negativas dirigidas a esse livro. Divergente aparenta mesmo ser uma ótima opção de leitura para fãs de distopia, como eu.
    Tenho o exemplar aqui comigo, mas faltou oportunidade para devorá-lo. E, já que o segundo volume está para ser lançado, ficarei mais tranquilo, caso eu goste do que eu encontrarei, rs.

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou a ponto de ler Harry Potter e tenho um grande amor por Percy Jackson, mas essa é de longe minha saga favorita! Viciante demais!

    ResponderExcluir
  3. Beeeeeem, é meio antiga essa resenha, mas assim, esse livro é um dos meus xodos, e eu tenho que saber como é esse espetaculos escrito para todos!
    Adorei a resenha, tem algo que discordo mas mutias coisas concordo também!
    Enfim, é isso, ADOREEEEEI

    ResponderExcluir