Menu

2 de agosto de 2012

O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras  espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. 
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.




A série O Guia do Mochileiro das Galáxias esteve presente comigo quase que o ano passado inteiro, então eu tinha que resenhá-lo aqui. 

No dia da destruição da casa de Arthur Dent para a construção de um desvio, Ford, seu amigo, diz que a Terra será destruída naquele dia pela Tropa Vogon, e que antes que isso aconteça, eles vão fugir daquele planeta. Eles pegam carona em uma das naves Vogon, até serem descobertos e ejetados no hiperespaço. Até que são resgatados pela nave Coração de Ouro, onde estão Zaphod Beeblebrox, Trillian McMillan (uma humana que pegou carona com Zaphod antes da destruição da Terra) e Marvin, um robô melancólico e filósofo. 

Começa aí uma das sagas mais engraçadas, sarcásticas e nerds que já conheci.

Famoso por ter feito esquetes para Monty Phyton, Douglas Adams consolidou sua carreira com a série Mochileiro das Galáxias.

O Guia do Mochileiro é um livro muito crítico, que aborda assuntos polêmicos de uma maneira sarcástica e engraçada, o autor consegue colocar tudo sem exageros, e você entra realmente no mundo do Guia, você começa a querer que aquilo tudo seja verdade. 
Marvin é o personagem que mais tem frases filosóficas, e todas elas te põe pra pensar. Os personagens são sensacionais, e cada um tem seu valor.

O Dia da Toalha se deve a esse livro, é nele que aprendemos que uma toalha é muito importante para um mochileiro, ela tem mil e duas utilidades.

Comprei a coleção com os 5 livros da série no submarino por R$19,90 no Dia da Toalha do ano passado.

Os sucessores de O Guia do Mochileiro das Galáxias são O Restaurante no Fim do Universo; A Vida, o Universo e Tudo Mais; Até Mais e Obrigado pelos Peixes e Praticamente Inofensiva.


No começo a série teria 4 livros, Adams escreveu o último, Praticamente Inofensiva, 13 anos depois da estreia do Guia do Mochileiro das Galáxias, tanto que algumas pessoas não o consideram parte da série.

O filme do Guia do Mochileiro das Galáxias foi lançado em 2005 e tem Martin Freeman e Zooey Deschanel no elenco.





Eoin Colfer, grande fã de Adams, fez um sexto livro desta série que foi publicado há pouco tempo aqui no Brasil, chama-se E Tem Outra Coisa... . O livro é bom, mas os cinco primeiros são melhores. 







Em uma apresentação para a escola, em homenagem a esta série, fiz o papel de Arthur Dent, por isso tenho um carinho imenso pela saga de Douglas Adams. O primeiro livro da trilogia de cinco com certeza me fez querer todos os outro quatro.



Não tinha como ser menos.

8 comentários:

  1. Espetacularmente esta coleção merece bem mais do que ela já recebeu, sempre em que pegava para ler algum destes livros era o começo de uma viajem pra mim.. lendo e pensando nas frases do Marvin, e também em alguma críticas escritas por Douglas Adams!!
    Na apresentação do Encerramento Gustavo.. -haha, até hoje eu ainda lembro da cara do Público, eles queriam nos matar, tentando nos Executar com os Olhos.. a mais fazer o que?! Tem muitas raças existentes que São ignorantes até certo ponto, aceitando só a raça do Homo-Sapiens criados por Deus e não abrem suas mentes para quem entrem conheçimentos sobre -A Vida, o Universo e Tudo Mais!! haha!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jorge, aquele encerramento foi a o caos da glória.

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, o seu blog é super legal, gostei muito. É a minha primeira vez aqui e adorei tudo! Estou te seguindo.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A Patrícia do Escolhendo Livros também AMA esse livro e não PARA de me falar da genialidade dele. Essa do dia da toalha, por exemplo, sempre tive curiosidade pra saber o que ele significa - Mas ela é malvada o suficiente para não me falar. ): HAHAHAHA. O Eu vi o filme há anos atrás mais eu acho que não tinha maturidade o suficiente para sci-fi (Já sentiu isso quando era mais novo?), por isso, eu ainda vou tentar comprar o primeiro livro algum dia e dar uma chance.

    P.S: QUE PROMOÇÃO DO DIABO É ESSA DE DEZENOVE REAIS MIL LIVROS? O=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu te dei um spoiler então o dia da Toalha Trinta, hahahahahaha, e sim, hoje entendo melhor séries e filmes do gênero, e sei que daqui 10 anos entenderei ainda melhor, conhecimento você adquire com o tempo não é mesmo? Então, a coleção ainda está em promoção, os cinco por R$29,90 no submarino, mas são na versão simples (sem orelha :/). Volte sempre.

      Excluir
  5. O que eu posso dizer sobre? Foi a saga que me fez ter um gosto pela leitura, graças a ela comecei nessa grande jornada pelos livros. É incrível a forma de narração do Douglas Adams, foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção no livro, fora o queridinho Marvin, que sem duvida é o meu personagem preferido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vários amigos que também começaram a gostar de ler depois dessa série. O Marvin é o melhor.
      Volte sempre, abraços.

      Excluir