Menu

2 de março de 2012

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?




Te prende. Te faz perder o sono. Te angustia. Te arrepia. Te faz querer ler mais e mais.

Isso é JOGOS VORAZES, o primeiro livro de uma trilogia, que já virou fenômeno mundial.
Eu sei que esse livro não é tão novo, mas eu precisava ter uma resenha dele no meu blog.
Uma capital. Doze distritos. A cada ano, um casal de jovens entre 12 e 18 anos de cada distrito são sorteados para participarem do Jogos Vorazes, uma espécie de reality show da morte. Eles são colocados em uma arena, para lutarem pela vida. O último que sobreviver, ganha uma vida de glória eterna.

O livro conta a história de Katniss, uma jovem do Distrito 12, que é o homem da casa.
Depois da morte do pai, sua mãe entrou em depressão e ela tem que cuidar da irmã e tratar da casa.

O sorteio dos dois jovens tributos (assim são chamados os escolhidos para os Jogos Vorazes) do Distrito 12 acontece. A irmãzinha de apenas 12 anos de Katniss é sorteada. Ela se vê em uma tentativa de proteger a irmã e se candidata aos Jogos.

O livro é sensacional, nunca tinha lido uma narrativa como aquela, é perfeita.

E daqui alguns dias, o filme Jogos Vorazes estará em cartaz nos cinemas.

Ainda não li as sequências (Em Chamas e A Esperança), o que quero fazer em breve, mas só por Jogos Vorazes, a autora já me convenceu. Suzanne Collins é fabulosa.



 

6 comentários:

  1. Jogos Vorazes para mim é sempre 10. Adorei o texto. A vida de blogger é árdua, mas imensamente gratificante! Boa Sorte. O Follow n° 1? Oba, eu dó muita sorte, heim... bj.

    ResponderExcluir
  2. AMOOOO esse livro!!! Jogos Vorazes é meu livro favorito no mundo!! Não sou tão fã assim da série, as continuações são boas, mas JV ainda é o melhor..
    O filme também ficou muito bom! Suzanne Collins foi uma das produtoras e roteiristas então o filme ficou ótimo mesmo! <3
    Beijos!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  3. Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança: 5 estrelinhas + coraçãozinho para todos eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Alê, é sempre bom ouvir comentários bons a respeito do que você faz. Voltei agora com energia, vamos que vamos.

    Trilogia mais que perfeita, Babi! Beijos

    ResponderExcluir
  5. EU SIMPLESMENTEEEEEEEEE AMOOOOOOOOOOO JOGOS VORAZES, É TÃO OMMMMMMMG :3 :3 :3
    PARABÉNS GUS :3 :3

    ResponderExcluir
  6. Jogos vorazes é um livro que me prendeu muito. Adorei a ideia de Suzanne, a crítica à sociedade do espetáculo.
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir