Menu

27 de fevereiro de 2012

O Hipnotista, de Lars Kepler

O massacre de uma família nos arredores de Estocolmo abala a polícia sueca, e o detetive Joona Linna exige investigar os assassinatos. Com o criminoso foragido só há uma testemunha: o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque. Quem cometeu os crimes o queria morto: ele recebeu mais de cem facadas e está em estado de choque. Desesperado por informações, Linna só vê uma saída: hipnose. Ele convence o Dr. Erik Maria Bark - especialista em pacientes psicologicamente traumatizados - a hipnotizar o garoto, esperando descobrir o assassino através das lembranças da vítima. É o tipo de trabalho que Bark jurara nunca mais fazer: eticamente questionável e psicologicamente danoso. Quando ele quebra a promessa e hipnotiza o garoto, uma longa e aterrorizante sequência de acontecimentos tem início.



O Hipnotista é o tipo de livro que te deixa ansioso, querendo ler mais e mais. Comprei ele meio que no susto (e com coragem! Ele custou R$39,90), mas não me arrependo nem um pouco.

A história se passa na Suécia (os autores são de lá) e o livro conta a história de Erik, um médico que antigamente praticava hipnose nas pessoas, como forma de tratamento para traumas. Por motivos que só lendo o livro pra saber, ele para de usar a hipnose e se torna um médico convencional.

Até que uma família é brutalmente assassinada e a única testemunha feat. vítima do massacre é um garoto de 15 anos que sobreviveu. Só que o garoto está arrebentado, e traumatizado (quem não ficaria?), e adivinhem a quem o investigador do caso recorre pra tentar um depoimento do menino? Sim, ao Dr. Erik Maria Bark. E ele quebra a promessa que fez de nunca mais hipnotizar ninguém. E aí que começa a trama sensacional do livro.

O legal desse livro é que o enredo não fica só nesse assassinato. A narrativa conta duas histórias, uma sobre o assassinato, claro, e outra sobre a vida do Dr. Erik. E assim o livro fica dividido em duas tramas, diga-se de passagem, sensacionais!

Eu adorei o livro, recomendo muito a quem gosta de suspense. Ele tá meio carinho, mas vale o investimento.

   

2 comentários:

  1. Me deixou curioso, haha, gosto de livros com suspense e que envolvem esse tipo de trama, espero que daqui a um tempo, depois de ler os que tenho acumulado aqui, eu leia O hipnotista ;)

    www.maredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom Vitor, realmente fale a pena o investimento :D

    ResponderExcluir